Col@blogando - Infração nominal

Por Silvani Soares

Agora é Dilma
O jogo começou e a presidente eleita Dilma Rousseff corre contra o tempo para manter o país no rumo do crescimento sustentado. Como reagirá a nova presidente ante as inevitáveis crises? Terá estilo próprio ou será tutelada pelo Presidente Lula? Nada se sabe. Apesar de marcado pela continuidade, governo da petista pretende imprimir marca pessoal sem contrariar Lula. Sucessora de Lula tem como prioridade tirar 18 milhões da pobreza extrema. Verbas para saúde e projetos ligados à Copa também estão na lista de reivindicações a Dilma de todos os eleitos que tomaram posse. Ao final da gestão, em pesquisa feita pelo governo, área foi a mais citada em todas as faixas de renda, bem à frente de desemprego e corrupção.



Eu prometo I
Ao tomar posse neste sábado, 1 de janeiro, do seu segundo mandato de governador do Estado do Ceará, Cid Gomes fez uma grave promessa: “Dentro de 16 meses, o Ceará terá a melhor estrutura de saúde pública do Brasil. É o meu compromisso”. A TV Assembleia transmitiu tudo.

Eu prometo II
Durante 40 minutos, a presidente do Brasil falou das missões e prioridades do novo governo presidido por ela. "Será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher. Meu compromisso é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos”, declarou Dilma durante a posse.

Infração nominal
O presidente Lula no final do mandato viu seu nome dado a uma reserva de petróleo, a de Tupi, casualmente a maior do país, pelo presidente da Petrobrás, José Gabrielli. O fato infringe o artigo 37 da Constituição, que determina a impessoalidade de programas e obras públicas, sem menção a nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal. Tem nada não, bem acolá, tem uma cidade onde é normal deste tipo de homenagem.

Rio poluído
Quem depara com o estado deplorável em que se encontra as margens do rio Jaguaribe, não imagina a sua importância para o meio ambiente. Logo teremos o inverno e consequências com as enchentes e o rio virou um lixão, um cartão postal para agressão ao ambiente aos olhos de todos.

Segundo escalão
Interlocutores do governo já teriam procurado representantes de partidos menores para anunciar que o assunto estará na pauta a partir de 10 de janeiro. No segundo escalão, entre os cargos mais cobiçados estão os comandos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Ematerce, DER, Detran e Semace, dentre outros. Em boa parte, acredita-se que os atuais dirigentes continuem.

OpiniãoNet
O aumento na renda e a facilidade de crédito permitiram aumentar o poder de compra, mas não aumentou o bem-estar que vem da soma da renda com os serviços públicos de qualidade disponíveis. O resultado é uma população que melhora a renda pessoal de cada indivíduo, mas não melhora a qualidade de vida do conjunto da população. Melhora-se o presente, descuidando-se do futuro. Somos um país que melhora a renda de cada indivíduo, mas não os serviços ao público.(Sen. Cristóvam Buarque)

Kid Abelha em Iguatu
Tenho recebido e-mail para fazer correção sobre o cancelamento do “Férias no Ceará”. Pois não, 22 artistas nacionais estarão no Ceará neste mês de janeiro. Aqui em nosso município, a data do show será no dia 7 de janeiro com a presença de Kid Abelha. De minha parte não era meu interesse gerar polêmicas e notícias sobre o evento estadual. Afinal, a população merece este tipo de evento com renomadas atrações, com segurança e grátis.

Não é exagero
Desde que retornou a Iguatu, o Delegado regional da Policia  Civil, Dr. Agenor, tem sido alvo de ameaças conforme a imprensa local. Quem vai defendê-lo afinal? A sociedade organizada reconhece o seu trabalho e os empresários já contribuem com ajuda financeira. No caso das ameaças, só uma estrutura melhor do alto comando neste momento de mudanças. É inegável o seu trabalho e a sociedade precisa dos seus préstimos neste ano de 2011 no combate ao crime, às drogas, furtos e assaltos.

Refletindo
O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento.