Por Silvani Soares
Enem teve abstenção maior que 2011
O Enem terminou ontem com abstenção de 27,9% (1,61 milhão de candidatos), índice maior que o de 2011 (26,4%). Sem registro vazamentos ou de incidentes graves, os principais problemas se concentraram na internet. Pelo menos 65 candidatos foram eliminados por postar imagens da prova ou do cartão de respostas nas redes sociais - 28 deles só ontem. Em Mato Grosso do Sul, uma jovem de 17 anos deu à luz no local de prova antes do exame. Ministro quer coibir boataria. Mercadante propôs mudança na lei penal para punir quem espalhar boatos que prejudiquem o Enem. Gabarito pode ser antecipado de quarta para amanhã.
Eleições 2014
Em jantar amanhã no Palácio da Alvorada, a presidente começará a traçar com a cúpula do PT e do PMDB a estratégia para 2014. Também recebeu aval do ex-presidente Lula a permanência do deputado Rui Falcão no comando petista até 2018. Por outro lado em alguns diretórios o clima é de inquietação após os últimos resultados das eleições.
Prestação de contas
As eleições para prefeito e vereador acabaram, mas o processo eleitoral continua, inclusive com uma série de prazos estabelecidos pelo calendário eleitoral a serem cumpridos. Os principais deles dizem respeito à prestação de contas da campanha e à diplomação dos eleitos. As prestações de contas da campanha eleitoral devem ser apresentadas pelos candidatos, partidos políticos e comitês financeiros até o dia 6 de novembro. Todas as contas dos candidatos eleitos devem ser analisadas até oito dias antes da diplomação. A data da diplomação é marcada pelo juiz eleitoral designado para essa tarefa, mas não pode ultrapassar o dia 19 de dezembro, data a partir da qual a Justiça Eleitoral entra em recesso. Mesmo com pendências, a preocupação é com a sucessão estadual e presidencial em 2014, com alguns nomes antecipados através da imprensa. Não existe o lado perdedor, vencedor, bem ou mal. Agora deve ser a vez do povo com P maiúsculo. Recolher os cacos, lamber as feridas e seguir em frente.
Temer diz que PMDB quer Presidência só em 2018
O vice-presidente Michel Temer afirma, em entrevista, que o PMDB só lançará candidato à Presidência em 2018. Em 2014, o projeto é repetir a chapa com Dilma Rousseff, preservando seu espaço como vice. Ele reconhece que a renovação foi a marca da campanha municipal, mas afirma que “a presidente Dilma é uma novidade na política brasileira”.
Brasil não esconde preferência por Obama
Americanos escolhem, na terça-feira, o presidente, movidos pela crença de que o eleito levará o país a superar a grave situação econômica. Eleitores de origem hispânica serão o fiel da balança. O governo brasileiro teme possível volta das políticas econômicas liberais com o retorno dos republicanos ao poder. A relação entre os países, porém, deve continuar estável.
Bens de prefeito são o dobro da verba da cidade que o elegeu
O produtor agrícola Otaviano Pivetta, 53, eleito para comandar a pequena Lucas do Rio Verde (MT), será dono do título de prefeito mais rico do país. Seu patrimônio declarado, de R$ 321 milhões, é o dobro da receita do município que o elegeu, informa o Correio Brasiliense.
À busca de médico, engenheiro, geólogo
Governo lança rede de pesquisa para mapear gargalos na oferta e na demanda de profissionais. Há previsão de que a medicina será uma das áreas mais carentes. Nos municípios segue os mesmos problemas, sem dúvida será um desafio. Mas se continuar com os mesmo pensamento e comando, nada vai mudar. Secretário segue com mesmo discurso de que tem muito a fazer, ou a saúde é caótica em todo o país. Além do discurso tem que mudar de atitude com prioridades e estratégia de alcance social. Com a saúde pública em descrédito, a rede particular enche o cofrinho. Levantamento do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) mostra que, entre junho de 2011 e junho de 2012, os hospitais privados abriram 1.250 novos leitos no país. O presidente do Conselho da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Francisco Balestrin, diz que ainda é pouco. “Esses novos leitos representam 53,3% da necessidade estimada para o setor". Ou seja: é grave a crise.
Rendimento formal cresce mais
Pela primeira vez desde 2008, o rendimento dos trabalhadores com carteira assinada na iniciativa privada cresce com mais força que no setor informal. De janeiro a setembro, o ganho médio real desses profissionais foi de 3,5% sobre igual período de 2011.
Acordo não reduz multa do FGTS
Empresas de mão de obra terceirizada não podem reduzir a multa de 40% do FGTS em troca de contratação ou estabilidade com a próxima tomadora de serviços. A decisão é do Tribunal Superior do Trabalho e não cabe mais recurso.
Contrastando com a seca
Nordeste enfrenta a pior seca, mas tem cidades aguando jardins nas praças com carro-pipa. Já para o final de ano, as festas vão além da esperança com Natal de Luz e shows pirotécnicos. Prefeitos em fim de mandato prometem mega-shows com bandas de forrós, dupla caipira e outros astros. Tudo por nossa conta.
Iguatu goleia Eusébio
Jogando um bom futebol, o time de Iguatu não teve dificuldade para golear a equipe do Eusébio pelo placar de 5 a 0 neste domingo no Agenorzão, pela série C do campeonato estadual. Os gols foram anotados por Emerson (2) Juranilson (2) e o zagueiro Brito. Com a vitória, o time iguatuense dá um grande passo para a classificação e jogará com vantagem do empate.