Col@blogando - Horário eleitoral

 

Por Silvani Saores

Saque do PIS/PASEP

O beneficio pode ser pago até esta quarta-feira e destina-se a quem trabalhou com carteira assinada pelo menos 30 dias dentro do ano base 2008 e recebeu, em média, dois salários mínimos de remuneração mensal neste período. Não são para todos os trabalhadores, mas para aqueles que não receberam durante o calendário de 2009. Os saques podem ser feitos nas agências da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP.

Restituição do IR

A consulta ao segundo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2010 estará disponível no próximo dia 08. Os contribuintes poderão conseguir a informação acessando a página da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br ou ligando para 146. O valor a ser devolvido será creditado no dia 15 de julho, na conta, agência e banco informados na declaração. As informações são do assessor da superintendência da Receita, Osvaldo Carvalho.

Horário eleitoral

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá 40% do total do tempo de TV destinado à propaganda eleitoral dos postulantes ao Palácio do Planalto, que começa em 17 de agosto. A fatia é 35% superior à que terá o tucano José Serra e representa fato inédito na história do PT - em nenhuma das cinco eleições presidenciais desde a redemocratização o partido ocupou o maior espaço na TV. O predomínio se dá porque o PT e os partidos coligados a ele - com destaque para o PMDB - elegeram um maior número de deputados federais, principal critério estabelecido na lei para a definição do tempo de TV.

@! Ainda não é um mecanismo democrático, pois o correto seria tempo igual para todos os candidatos.

Candidatos em campanha

Após a realização das convenções, os candidatos partem para a campanha, principalmente no interior. O candidato do PSDB  Marcos Cals esteve na cidade de Penaforte. Cid Gomes, por sua vez, esteve em Parambu, onde participou da festa junina e entregou obras em ritmo de agenda oficial. Nesta terça-feira, às 16 horas, o candidato a governador pelo PR, Lúcio Alcântara, será oficializado em convenção marcada para o ginásio poliesportivo de Parangaba, em Fortaleza.

@! “Agora é oposição pra valer!”, afirmou o ex-governador.

 

Cenário confuso

Mesmo definido após as convenções, o cenário político continua confuso. O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) anunciou, nesta segunda-feira, que apóia a reeleição do governador Cid Gomes (PSB) e o nome do deputado federal José Pimentel para o Senado (PT). Sobre apoio ao nome do presidente regional do seu partido, deputado federal Eunício Oliveira, candidato ao Senado, disse que votar nele está dependendo de uma conversa que terá com o agora candidato a vice na chapa cidista, o deputado estadual Domingos Filho.

@! Digamos que é um cenário pouco confuso e deve respingar localmente.

Adesão ao Livro didático

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para que secretarias municipais e estaduais de Educação enviem ao Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o termo de adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Quem não formalizar o pedido não recebe as obras em 2011. Segundo o fundo, o objetivo da mudança é evitar o desperdício. Até o ano passado, todas as escolas da rede pública recebiam o material, que era comprado pelo FNDE, uma autarquia do Ministério da Educação. Mas, em alguns casos, as redes de ensino podem optar por adquirir os livros didáticos de sua preferência e não utilizar o material enviado pelo Governo Federal.

Mamógrafo

A direção da AMI comemorou 28 anos e junto com autoridades debateu a existência da lei n° 11.664, que antecipa o acesso ao exame de mamografia para os 40 anos. Esta lei era desconhecida por muitas mulheres, também determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) proporcione assistência integral à mulher diagnosticada com câncer de mama. Um assunto que é  também de interesse do homem, que reflete no lar e no trabalho. Segundo, Fausta Soares, as mulheres também resistem por falta de informação e por medo quando se detecta o caso. Também se questionou a situação do mamógrafo local seja pela demora ou por estar quebrado.

Baixando a bola

A  Fifa está exigindo gastos de R$ 600 milhões no Estádio do Morumbi para sediar o jogo de abertura da Copa de 2014.

@!Com este dinheiro, daria para ampliar hospitais e escolas em nosso país, e ainda sobraria para socorrer as vítimas das inundações principalmente no Nordeste.