Por Silvani Soares
Senado aprova profissão de DJ e criação do Pronatec
O senador Armando Monteiro (PTB) conseguiu aprovar, nesta terça-feira (18), na Comissão de Educação (CE), o Projeto de Lei do Senado (PLS 322) que regulamenta as profissões de Disc-Jockey (DJ) e de Produtor DJ. De acordo com os dados apresentados pelo parlamentar, estima-se que atualmente mais de 1 milhão de disc-jockeys atuam à margem da legislação, como autônomos, nos diversos meios de espetáculos de diversão ao público.Agora, o projeto será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em caráter terminativo. Caso seja aprovado, os profissionais dessa categoria, também conhecida como Técnico em Espetáculos de Diversões, deverão requerer o registro prévio na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.Porém, para obter o registro profissional, que terá validade em todo o território nacional, será necessária a apresentação de certificado de curso profissionalizante de DJ. – Som na caixa..
Sobre o Pronatec
O programa, apelidado de “ProUni do ensino técnico”, deve ser executado pela União, com a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. vai ampliar o número de vagas em escolas federais, vai incentivar empresas a dar cursos profissionalizantes a seus empregados e dar bolsas para alunos de ensino médio que tenham intenção de fazer cursos tecnológicos ou técnicos no Senac, Senai e demais instituições ligadas ao Sistema S, além de escolas particulares.O aluno que comprovar ter baixa renda vai receber o benefício e poderá financiar um curso no Senac, por exemplo. A seleção dos bolsistas será feita pela própria instituição. Em institutos federais de educação e escolas públicas, será ampliado o número de vagas.
Greve permanece no BNB
Greve dos bancários permanece no BNB porque a categoria sentiu-se discriminada pelos termos da proposta. De acordo com o Seeb, os funcionários do Banco do Nordeste consideraram a proposta inadequada. A proposta somente iria beneficiar uma parcela dos funcionários do BNB. A greve dos bancários durou mais de 20 dias, terminou nesta segunda-feira (17) e permanece no BNB porque a categoria sentiu-se discriminada pelos termos da proposta. No primeiro dia de retorno dos bancários ao trabalho, depois de 21 dias de paralisação, os usuários reclamavam dos serviços e da demora no atendimento. Mas foi possível atender sem constrangimento. Em nota, no entanto, a entidade disse que “diante do atual cenário” a proposta apresentada pelos banqueiros é positiva porque contém aumento real, valorização do piso e melhorias na participação dos lucros.
Deu no O Globo
Circula pela internet convocação para protesto dia 15 de novembro, em São Paulo, com as palavras de ordem: "Acabar com o Senado, as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores"; "acabar com o financiamento (Fundo Partidário) aos partidos"; "rever as indenizações pagas aos perseguidos políticos"; e "devassa nas contas do MST e similares, bem como no PT e demais partidos". Curiosamente, figura na lista de reivindicações "o pagamento imediato dos precatórios judiciais".
Teste de fogo
A ida do Ministro dos Esportes Orlando Silva ao Congresso para falar sobre o caso – primeiro na Câmara e depois no Senado – será o primeiro teste de fogo. Analistas acham graves as denúncias e a julgar pela liturgia adotada pelo Planalto no fim de semana, Orlando Silva deve começar a se preocupar. Todos os cinco ministros degolados no governo começaram assim. Não é pouca coisa: em cerca de 200 convênios assinados pelo governo federal com ONGs para cuidar do programa, entre 2003 e 2008, já foram destinados mais de R$ 221 milhões. O destino do ministro está nas mãos de sua capacidade de convencimento e de provar sua inocência, diziam auxiliares da presidente, no Palácio do Planalto.
Montadora
E o Ceará perde nova oportunidade de receber uma montadora: somente Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio e Minas Gerais estão no páreo para sediar a fábrica da Volks.
Pobreza na zona rural
Segundo pesquisa, o nível de educação básica é muito deficiente, e o índice de analfabetismo é assustador. Diferentemente do que se fala, o Censo Agropecuário de 2006 informa que 40% da população ocupada no meio rural não sabem ler nem escrever.
No limite
É mais uma exploração, de tirar o fôlego do atleta brasileiro nas entrevistas a Rede Record no Pan do México. Atletas no limite após uma disputa, mostram-se cansados e ofegantes quase não conseguem falar. A torcida já está sentindo a diferença nas transmissões.
Deputada Mirian pede ação para evitar fechamento do Hospital Santo Inácio
A deputada Mirian Sobreira (PSB) se pronunciou nesta terça-feira (18/10) na Assembleia Legislativa contra o fechamento do hospital Santo Inácio, de Juazeiro do Norte. Ela destacou que recentemente foi inaugurado no município o Hospital Regional do Cariri (HRC), de alta complexidade, com gastos mensais em tornos de R$ 6 milhões, e dispondo de 300 leitos, para atender o Cariri e a região Centro-Sul. A unidade, no entanto, está saturada apenas com pacientes de Juazeiro, por conta do fechamento do Santo Inácio. Mirian Sobreira pediu que a Assembleia forme uma comissão de deputados para conversar com os secretários de Saúde do Estado e de Juazeiro do Norte, para buscar uma solução para o problema.