Por Silvani Soares
Faltam 300 mil professores
Deu no O Globo: O governo terá obstáculos na hora de implantar o ensino médio em tempo integral, como anunciou o ministro da Educação, Fernando Haddad. O principal deles: o fato de que o déficit estimado de professores no ensino profissionalizante, que responderia por metade desse tempo integral, é de 300 mil no país - 10% a 20% maior do que o déficit de professores da 5 série do fundamental ao 3 do ensino médio na formação geral. A estimativa é da Câmara de Educação Básica, parte do Conselho Nacional de Educação (CNE). Déficit no nível profissionalizante pode prejudicar ampliação do ensino médio pelo MEC. Medida deve custar pelo menos R$ 21 bi.
Governo Dilma quer identificar torturadores
Vítima da tortura durante o regime militar, a presidente Dilma Rousseff está disposta a ir além do que fez o governo Lula em relação ao reconhecimento oficial das violências cometidas pela ditadura. A partir de agora, o Executivo vai se empenhar na aprovação do projeto da Comissão Nacional da Verdade para que os torturadores sejam identificados. Mas o governo sabe que não dá para ir adiante e punir os agressores porque foram todos anistiados.
Plano Nacional de resíduos Sólidos
O governo federal tem até junho para elaborar proposta do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que inclua metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto. O plano será elaborado por grupo de técnicos e dirigentes de 12 ministérios, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Assembleia aguarda convocação
Previsto para iniciar na próxima quarta-feira (12), o período de convocação extraordinária ainda depende de mensagem do Executivo que deverá ser enviada pelo Governo à Assembleia Legislativa. A previsão é que os deputados sejam chamados, suspendendo temporariamente o recesso parlamentar para que sejam votadas matérias de interesse do Governo do Estado. O período de sessões extraordinárias deverá iniciar a partir do dia 12 e terminar no dia 21 deste mês. Neste caso, o Governo pretende enviar matérias, como a que trata do reajuste de servidores públicos e a reforma administrativa, tratando da criação de três novas secretarias – a de Pesca, a da Corregedoria das Polícias e a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014.
Política nacional
Se Humberto Costa (PE) for confirmado líder do PT no Senado e Wellington Dias (PT-PI), líder do governo no Congresso, diminuem as chances de José Pimentel (CE), também do Nordeste, assumir a primeira-secretaria da Casa. Hoje, existe uma disputa velada entre Pimentel, Marta Suplicy (SP) e Delcídio Amaral (MS) por esse posto.
Disputa por cargos no segundo escalão
Depois da crise com o PMDB, o governo agora precisa lidar com a busca de PSB, PDT e PSC por cargos no segundo escalão. No caso do PSB, a disputa acontece especificamente com o PT e visa o comando de companhias estratégicas no Nordeste, como Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco). PT e PSB desejam, ainda, indicar diretores da Sudene (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste) e do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas), hoje com o PMDB. Poder das nomeações, causa do confronto entre PMDB e PT, está relacionado à visibilidade política dos postos, mensurada pelo montante de recursos de cada área; acordo na Integração exclui peemedebistas.
Bola da vez
Vereador Nelho vai submeter-se ao primeiro teste de aceitação à frente do esporte iguatuense. Tem experiência no ramo amadorismo, pode abrir novos horizontes e se enquadra perfeitamente no nível do esporte local na atualidade. Com um detalhe: se acertar, tem eleição garantida para o recorde no legislativo municpal. O esporte local tem sido amigo e vilão às vezes. Não pode é ficar no esquecimento como vem ocorrendo. Como dizem, nao se mistura mágoa política com negócios. O resultado pode ser desastroso.
Mudança com rodízio
“O que vai mudar de fato na gestão municipal? O prefeito anunciou durante coletiva no auditório do Sebrae a criação de duas secretarias e remanejamento de outros. Portanto ninguém sai e quem fica, apenas vai trocar de lugar. Nenhuma novidade. De olho nas eleições municipais, prefeito tenta sacudir neste início de ano a sua gestão. De qualquer forma, que essas mudanças caseiras tragam mudança de mentalidade e produzam resultados. É emocionante o espírito público, e o cidadão agradecerá. Problemas como aterro sanitário, lixão e saúde vão continuar, se não ocorrerem investimentos. Quanto às entrevistas, os secretários vão obedecer às ordens do prefeito. Mesmo com as mudanças, nenhum nome da equipe ostenta o título de pré-candidato em 2012, assegura um expert em política. O nome de Mirian ainda é o preferido do eleitorado. Por vários motivos.
Férias no Ceará
Impecável o show de Kid Abelha na ultima sexta-feira. Evento daquele tipo só com a mega-estrutura do Estado. Organização, segurança e a boa escolha artista. Sem comparações.
A todos
Em resposta a alguns e-mails. Não tenho cargos, empregos, favores nem nunca indiquei ninguém para nenhum cargo em nehuma administração. Continuo com minhas posições e crenças. Em 2011, vamos continuar com as mesmas opiniões neste blog, no jornal A Praça e no Mais Debates da Mais FM.