Col@blogando - Fora da lista

Por Silvani Soares

Orós ganha prêmio nacional
A Prefeitura de Orós ganhou o prêmio ”Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. A iniciativa é do Governo Federal e contou com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília na última quarta-feira e o prêmio foi entregue à prefeita Fátima Maciel Bezerra pelo presidente Lula.Orós foi a única cidade do Ceará a receber o prêmio, sendo reconhecida pela prática “Cozinha Comunitária – Nutrição à Mesa”, desenvolvida no município há cerca de três anos. A Cozinha Comunitária de Orós foi a primeira a ser implantada no Centro-Sul do Ceará e, atualmente, fornece 200 refeições diariamente para a população de baixa renda da cidade. No final do ano passado, Orós recebeu o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, sendo o único município do País a vencer em duas categorias: Desenvolvimento Local e Eficiência Nutricional. (O Povo)

Contra a gripe
O Brasil já registrou 45 óbitos provocados pela nova gripe neste ano, de acordo com levantamento feito pelo G1 com as secretarias da Saúde de 25 estados e do Distrito Federal. A reportagem não conseguiu contato com o governo do Amapá. Nove estados confirmaram óbitos pela nova gripe em 2010. O Pará tem o maior número de mortos. De acordo com boletim divulgado na quarta-feira (24), o estado registrou 22 óbitos desde o início deste ano. O Ceará já teve 3 casos.e ocupa a quarta posição.

Cai mortalidade infantil
A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) mantém a tendência de declínio no Ceará. Para se ter uma ideia, nos últimos 11 anos, o número de óbitos chegou a reduzir 51,87%. Além disso, a quantidade de bebês que morrem a cada mil nascidos vivos no Estado é menor do que no País e no Nordeste, conforme dados divulgados Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que mede o avanço dos indicadores do milênio nos países em desenvolvimento. Em 2010, Ministério da Saúde estima que a meta de redução da mortalidade infantil no Brasil será atingida. Segundo a presidente da Sociedade Cearense de Pediatria, Regina Portela, as causas mais frequentes dos óbitos são por pneumonia e diarreia. No entanto, segundo ela, durante esse período de vida é mais fácil reduzir a mortalidade. “Essa redução acontece devido as ações eficazes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), oferecendo vacinas oferecendo vacinas gratuitas nos postos, além de campanhas para evitar a desidratação”.

BNB prorroga renegociação
O Banco do Nordeste do Brasil prorrogou, até o fim de maio próximo, prazo para renegociação das dívidas dos grandes, médios e pequenos produtores rurais. Segundo o superintendente do Pronaf/BNB, Luís Sérgio Farias, garantindo juros menores e maior parcelamento. Essa medida, conforme Luís Sérgio, garantirá a quem renegociar o direito de pegar novo empréstimo para a próxima safra.No Plano safra 2010/2011 do BNB, há uma oferta de R$ 1 bilhão 150 milhões, com a meta de alcançar um milhão de operações em todo o Nordeste.

Fora da lista
O PSDB deixou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de fora da lista de oradores do evento de lançamento da pré-candidatura de José Serra à Presidência da República. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), afirmou que, no encontro no dia 10 de abril, só discursarão ele, o pré-candidato Serra, os presidentes do DEM, Rodrigo Maia (RJ), e do PPS, Roberto Freire (PE), e "talvez uma mulher" A oposição quer reunir 500 prefeitos no lançamento da pré-candidatura do governador José Serra (PSDB-SP) para a Presidência da República.
@!Quanta ingratidão pra FHC.

Falta campo de futebol
Depois do bairro João Paulo II, agora a constatação vem da chapadinha.Os esportistas reclamam da falta de um campo para exercerem as atividades futebolísticas e tiveram que alugar um terreno improvisado.O dirigente cobra do gestor a promessa de campanha.É  bom lembrar que no projeto eleitoral existiu até a vila olímpica e o esforço está concentrado em disputar a série D cearense.

Lixo nosso de cada dia
Para onde vão as pilhas e baterias usadas em aparelhos eletrônicos, como computadores e telefones celulares, e que vemos jogados nas ruas e calçadas da cidade? Qual a política ambiental desenvolvida em nosso município, e como é feita a coleta desses materiais, que são encaminhados para a reciclagem. Muitos esperam uma definição para o aterro sanitário que enfrenta batalha judicial.