Col@blogando - Ficha limpa e o candidatos indecisos

Por Silvani Soares

Pedido de correção do plano Collor
O correntistas que tinham caderneta de poupança em janeiro e fevereiro de 1991 e foram prejudicados pelo Plano Collor 2 têm alguns dias para entrar na Justiça. Acaba no fim do mês o prazo para pedir a correção de quase 22% do saldo da época. Em 31 de janeiro, dia em que o Plano Collor 2 completa 20 anos, prescreve o prazo para dar entrada em ações individuais. Na ocasião, o governo substituiu como indexador da poupança o Bônus do Tesouro Nacional Fiscal (BTN-F), que pagava 21,87%, pela Taxa Referencial Diária (TRD), que pagava 7,76%. A diferença – 14,11 pontos percentuais – representa a perda dos poupadores.
Para entrar com ação individual, os correntistas precisam de cópias da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e dos extratos da caderneta de poupança em janeiro e fevereiro de  1991.

Lula e as palestras
Para engordar o orçamento, Lula começará a fazer palestras em março. Até lá, escolherá a dedo os eventos que lhe interessam. Já confirmou presença no aniversário de 31 anos do PT, em fevereiro, em Brasília. Ele voltará a ser presidente de honra do partido, mas sem remuneração pelo cargo. Lula também é esperado para o Fórum Social Mundial (6 a 11 de fevereiro), no Senegal – sua primeira viagem internacional pós-Planalto. Estima-se que o cachê de Lula por palestra deva superar R$ 200 mil (os convites são mantidos em sigilo).

Ficha limpa e o candidatos indecisos
“Passados mais de três meses das eleições, permanece a dúvida sobre a situação de pelo menos 105 candidatos. Não se sabe ainda se eles foram ou não eleitos em 3 de outubro do ano passado. Esses políticos foram barrados das urnas pela Lei da Ficha Limpa – que proíbe a candidatura de condenados por um colegiado (grupo de juízes), ou que renunciaram ao mandato para fugir de cassação. Eles recorreram da proibição e suas ações ainda aguardam julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou no Supremo Tribunal Federal (STF).”

Policial morto durante assalto
Mais uma baixa no quadro do Ronda do Quarteirão.Um policial foi morto, durante tentativa de assalto, na noite deste sábado, 22, no distrito de Pajuçara, em Maracanaú. O soldado Emerson Klênio Martins de Sousa, 32, foi abordado por dois bandidos armados.

Brasília é um caos
Moradores do bairro  Brasília pedem ao poder público providências quanto ao lixo e a lama existentes ali após as recentes chuvas. Trechos mais atingidos estão na vereador Luiz Barreto com Juvenal Barreto onde dificulta o acesso de pedestres e veículos.

Vândalos
Nem o telefone público escapa da ação dos vândalos nesta cidade. Como se não bastasse o vandalismo em prédios públicos, praças, e particulares, vale tudo para saciar o desrespeito pela coisa pública.Muitos orelhões estão danificados e resulta em prejuízos para a sociedade.Qual o prazer para esta prática?

Museu da Imagem e do Som
Uma boa entrevista Mais Debates com o professor Chico de Paula sobre o museu de Iguatu. O municipio faz parte do Cadastro Nacional de Museu que congrega 2.208 instituições em todo o país. O professor  tenta colocar o setor no turismo local, e pede que as pessoas façam doações de peças importantes para compor o acervo local. O museu fica na rua 13 de maio ao lado SESC.

Opinião – Segundo escalão
Para a satisfação dos adversários, Marcelo Sobreira não continuará como sub-secretário da Saúde, mas vai continuar colaborando com o governo Cid Gomes donde é amigo particular. Em seu lugar foi indicado o petista Haroldo Pontes. Ele foi presidente da Escola de Saúde Pública. Como se nota na lista dos adjuntos, não consta nenhum iguatuense ou político influente da região. A partir de agora, não poderão atribuir ao Dr. Marcelo, os erros na saúde do município. Poderiam também exigir mais das outras pastas, já que nos últimos quatro anos muita crítica foi destinada ao sub-secretário da Saúde. Resta-nos torcer para o bom desempenho parlamentar de Mirian.