Col@blogando - Eu vou voltar

Por Silvani Soares

Dilma e os evangélicos
Em seu primeiro evento de campanha após o primeiro turno, a candidata Dilma Rousseff (PT) evitou falar em público sobre temas religiosos, mas encontrou-se reservadamente por quase uma hora com líder evangélico. Afirmou ser contra a legalização do aborto e disse ter restrições à lei de criminalização da homofobia, segundo relato de participantes. Além dos acertos e acordos para reativar a militância e os aliados pelos estados, o presidente Lula orientou a candidata Dilma Rousseff a fazer também ajustes em sua imagem, sendo mais espontânea e menos presa ao marketing. O assunto fez parte da longa conversa entre Dilma e Lula, na noite de terça-feira, no Palácio da Alvorada.

Alô prefeitos
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, está de férias a partir de hoje para reforçar a campanha de Dilma Rousseff (PT). A liberação foi pedida ao presidente Lula pelo comando da campanha. Com a experiência de três anos no Palácio do Planalto, ele cuidará da articulação da campanha com prefeitos, governadores e parlamentares aliados.

Importância do Conselho
Segundo assessores da deputada eleita Mirian Sobreira, tem como objetivo organizar as associações e através do  CDMS, executar políticas públicas no município, pois compete ao Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável (CMDS) a organização e execuções de obras no planejamento associativo. Ao reativar as associações, o movimento organizado sai fortalecido e prestigiado através dos projetos de cunho social em nosso município.

Curiosidade I
No primeiro turno a candidata, Dilma tinha 7% contra 45% de José Serra. O resultado foi considerado uma vitória pelos petistas e aliados. Agora, na reta final, teve o fator Marina que surpreendeu a todos, quebrando a polarização. Muitos consideram bom a realização do segundo turno.

Curiosidade II
No primeiro turno, a abstenção foi de 18,12%. A abstenção no segundo turno tende a ser maior que a registrada em 3 de outubro, o que pode influenciar o resultado da eleição presidencial. Dois fatores contribuem para isso: a data do segundo turno, 31 de outubro, no meio de um feriado prolongado - dia do servidor público, em 28 de outubro, e Finados, em 2 de novembro - e o número recorde de estados (18) onde já foram escolhidos os governadores na primeira votação.

Curiosidade III
Ficou no plano da curiosidade e decepção a votação de Edilmo e Jocélio Viana, diante do que foi exposto junto à população, seguida de panfletos e denúncias. No geral, ambos ultrapassaram a marca dos 12 mil votos, bem inferior aos 13 mil obtidos pela candidata Mirian no município e mais além dos candidatos Aníbal e Zezinho. Não é mesmo uma caixa de surpresas. Resta saber se os concorrentes terão fôlegos para a sucessão municipal. O ministro também acompanha as viagens oficiais de Lula. Como o presidente, Padilha aproveita as viagens para fazer campanha após os atos de governo.

CDL e a poluição sonora
Dirigentes da CDL se reúnem nesta quinta-feira com os profissionais que atuam na área de publicidade volante em nosso município. O objetivo é tratar da organização e combate à poluição sonora. Na oportunidade serão apresentados os decibelímetros que serão utilizados a partir de agora para disciplinar o som principalmente no centro comercial.

Grito dos excluídos
Para comemorar os dois anos de atividades da Pastoral da Criança em nosso município, virá a Iguatu, no próximo domingo, a irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da pastoral da criança. Ao mesmo tempo acontecerá o movimento pelo Grito dos Excluídos.  O bispo Dom João Costa se reúne logo mais à noite com os dirigentes para traçar as estratégias do evento.

Eu vou voltar
Comenta-se nos bastidores que o deputado licenciado não gostou da votação obtida pela candidata Mirian no município de Quixelô. O mesmo ainda mantém laços políticos com o atual grupo que administra o município e como ficará de fora nos próximos dois anos, pensa em retornar. @Acho difícil, pois a Ficha Limpa estará valendo.