Por Silvani Soares
Sem carnaval
O município de Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe) não terá carnaval neste ano. O prefeito João Dilmar diz que a gestão entende ser melhor priorizar outras demandas. Mas avisa: em junho, promoverá a Festa do Sanfoneiro, com duração de três dias. Os críticos acham que está faltando verba no Ministério do Turismo.
Protesto
Os servidores dos níveis fundamental, médio e técnico do Instituto Doutor José Frota realizam ato de protesto hoje, a partir das 8 horas. A categoria faz antes uma caminhada pelas ruas do Centro, que vai se encerrar em frente ao Paço Municipal. O protesto é contra a ameaça de retirada do adicional noturno. A categoria tentará ser recebida em audiência pela prefeita Luizianne Lins (PT). O Sindifort e a Associação dos Servidores do IJF articulam o ato.
Viva a liberdade
A Operação Donos da Rua, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu 120 pássaros silvestres em três municípios cearenses neste sábado, 6. Foram 61 aves resgatadas em Itapipoca, 52 em Quixadá e sete em Cascavel. Três pessoas foram conduzidas às delegacias dos municípios. Eles vão responder por crime ambiental e pagar uma multa de R$ 500 por pássaro apreendido. Só este ano, segundo o Ibama, foram apreendidas 169 espécies de animais, a maior parte vítima de maus tratos.
Nunca
O município de Iguatu apareceu tanto na mídia e de forma negativa na internet, blog e revistas de circulação publicaram os últimos acontecimentos. Péssima divulgação para o município. Os fatos existem e merecem esclarecimentos. A quem apelar, meu Deus. Só falta chegar à mesa do papa Bento. Enquanto isso, os verdadeiros culpados continuam ilesos, impunes, mesmo depois das divulgações de uma série de malfeitos.
Emancipações
O deputado Domingos Filho (PMDB) não abre mão. Quer emancipar o maior número de distritos do Ceará. Quanto mais municípios, mais eleitores. O distrito de Alencar vive o clima da emancipação, com a mobilização dos moradores pelo SIM. A população vive com expectativa de prosperar em todos os níveis. O deputado Heitor Ferrer (PDT) tem se manifestado contra as emancipações, ao ser ver é inconstitucional. “A lei estadual é rígida, tem seus méritos, mas a sua execução afrontaria a Carta da República”, segundo ele.