Col@blogando - Em ano eleitoral, as restrições já estão valendo

 

Por Silvani Soares

Greve na Polícia faz comércio de Iguatu fechar mais cedo


Tensão e medo na tarde desta terça-feira, 3, por conta da greve da greve dos militares em nosso município. Por volta das 16h, as ruas  no Centro ficaram desertas com os comerciantes fechando as lojas mais cedo por falta de segurança. Os poucos transeuntes comentavam que nunca tinham visto esta situação e que torciam por um final feliz. Muitos acreditam na polícia. Seja qual for o resultado, é um fato positivo para a democracia. Infelizmente, tem pessoas que consideram como fim do mundo e quando acompanham o noticiário não acreditam que possa ser verdade militares em greve. Esqueceram até dos professores. Taxar o governo de ditador é outro exagero. Poucos sabem a verdadeira ação de um ditador. “Ditadura nunca mais”. Podemos até pensar certas bobagens, jamais resgatá-las. Nos últimos dias, com a divulgação na mídia, o país passou a conhecer um pouco da relação governo e a segurança no Estado dentro da normalidade. Segundo as recentes informações, a proposta apresentada ao movimento grevista contempla e a decisão está nas mãos do governador Cid Gomes, para que o movimento se encerre.

 

 

PRF anuncia redução de mortos e feridos no final de ano

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou na tarde desta terça-feira o resultado da Operação Fim de Ano nas estradas federais brasileiras, realizada entre 16 de dezembro e 2 de janeiro. Nesses dias, ocorreram 460 mortes nas estradas federais, uma redução de 17,56% em relação às 558 pessoas mortas em 2010.

 

Em ano eleitoral, as restrições já estão valendo

Prefeitos, governadores, partidos políticos e pré-candidatos já precisam respeitar as restrições estabelecidas pela lei eleitoral para a votação de 2012. Desde o início do ano, nenhum órgão de administração pública pode distribuir bens ou benefícios que não estavam previstos. Estão liberados apenas programas sociais autorizados em lei e incluídos em orçamentos anteriores, além de casos de calamidade pública. O calendário com as datas em que passam a valer esta e outras restrições está no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Em julgamento

Para setores da política, o julgamento do mensalão ficará para 2013. A previsão é de que o assunto entre na pauta do STF em maio deste ano. Além de não contaminar as eleições municipais, pode ocorrer a prescrição de alguns crimes. O resultado pode representar um marco na luta contra a impunidade no País e mudar o sistema de financiamento das campanhas políticas.

 

Rodoviária só em março

E eu pensei que o terminal rodoviário estaria dentre as obras que seriam entregues no dia do município, ficou mesmo para o mês de  março. Daqui pra lá, os passageiros sofrerão com o sol quente nas calçadas. Lembrar que pode amenizar com águas de março. Falta de planejamento e desorganização mandam recado. Reclamações também surgem dos topiqueiros ao lado da praça da Bandeira.

 

Crediamigo

Tornaram-se parceiros o Banco do Nordeste (BNB) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Por essa parceria e usando recursos do Crediamigo, o BNB financiará, neste ano, 200 mil agricultores familiares beneficiários do programa Bolsa Família.