Col@blogando - Eleições 2012: PT pode ser o fiel da balança

Por Silvani Soares

Ficha limpa vale para eleições municipais


O julgamento da Lei da Ficha Limpa chegou a uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor de sua aplicação já na próxima eleição. E não acabou em samba. Por 7 votos a 4, o Supremo considerou válida, constitucional e pode ser aplicada nas eleições municipais deste ano. O resultado atende aos anseios da população que não quer ver político sujo concorrendo à eleição. É hora de comemorar.

A folia pré-carnavalesca remunerada

Segundo o Estadão, o carnaval começou três dias antes para os deputados federais. Nada que os impeça, no entanto, de receber cerca de R$ 2 mil apenas para marcar presença no painel fantasma da Câmara. Os plenários do Congresso Nacional ficaram praticamente vazios durante as sessões parlamentares na tarde desta quinta-feira (16), que antecede o feriado de carnaval. Na Câmara dos Deputados,  dos 513 parlamentares, apenas cinco estavam presentes em plenário. No Senado, também  não foi diferente  e  estavam presentes oito parlamentares de um total de 81 acompanhando a sessão.. Como a sessão era não deliberativa, o painel que registra as presenças dos parlamentares estava desligado. Os parlamentares já dispõem  de 55 dias de folga durante o ano.

 

Eleições 2012: PT pode ser o fiel da balança

A discussão do PT de reavaliar uma candidatura própria à Prefeitura de Iguatu pode embolar o jogo. Um dirigente do PMDB analisa: “Vai ser complicado”. Isso porque as conversas entre o prefeito e o PT estão avançadas e  de forma pacifica, e há reconhecimento de que  o Partido dos Trabalhadores pode ser o fiel da balança. Um dilema para o diretório: Uma vice ou cargos?. O resultado do julgamento da Lei da Ficha Limpa parece favorável também à aliança.

 

Empregos na folia

Um visitante analisa a vantagem do carnaval no interior  e como mexe no bolso: Trabalho  para centenas de pessoas, venda de produtos, entretenimento e cultura. Só agora o município descobriu isso.

 

Poluição sonora

O comentário de um professor: “A prefeitura e a poluição sonora estão de bem. Mesmo se tratando de campanha educativa sobre o uso da  camisinha e doenças transmissíveis no carnaval, o carro de som não parou de tocar  próximo à escola Carlos de Gouveia, na manha desta quinta-feira, 16. A apresentadora citava nome das autoridades e só faltou mandar abraço para professores e estudantes que estavam em sala de aula”.

 

Vou Festejar

Faz sentido a observação de um folião na letra de Beth Carvalho“Vou Festejar”. O samba parece feito para os políticos camaleões, vira casaca da atualidade: Chora, Não vou ligar / Não vou ligar/ Chegou a hora / Vais me pagar /Pode chorar / Pode chorar / Mas chora! / Você pagou com traição / A quem sempre Lhe deu a mão. / Mas chora!