Por Silvani Soares
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é comemorado nesta quinta-feira, 22, e contribuindo com o tema, o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), campus Areias, na cidade de Iguatu, realizou ontem o seminário ‘A qualidade da água de beber dos municípios do Alto Jaguaribe’. Para muitos, a principal questão é com o desperdício do precioso líquido. Em alguns estados, as autoridades estão premiando o consumidor que adota prática de economizar e de evitar o desperdício. Aqui, o município tenta implantar a isenção de tarifas para ajudar na inclusão social para os consumidores de baixa renda. Pagando, há o desperdício, imagine de graça. Observa um cidadão.
Senado institui política nacional de proteção à Defesa Civil
O plenário do Senado aprovou, na terça-feira, 20, a medida provisória 547/11, que cria a Política Nacional de Proteção à Defesa Civil. O texto autoriza a criação do Sistema de Informações e Monitoramento de Desastres. A matéria será encaminhada para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. A medida provisória prevê novas atribuições aos municípios, como a realização regular de exercícios simulados, conforme o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Eles deverão também vistoriar edificações e áreas de risco, promovendo a intervenção preventiva quando for o caso.
Saneamento
Poucos indicadores representam o grau de desenvolvimento do município quanto ao saneamento básico. Neste item, a população não tem motivo para se orgulhar dos seus números. A cidade continua com esgotos entupidos, a céu aberto e não recebe o tratamento devido. Grande parte contamina o rio Jaguaribe e lagos provocando doenças, principalmente em crianças e idosos. Na visão de um ambientalista, o aterro sanitário é uma história de descaso e que não pode cair no esquecimento.
Lixo eletrônico
Alguém precisa fazer algo para combater o lixo eletrônico. Oficinas cheias de entulhos de peças de computadores, celulares, aparelho de televisão e outros objetos. Quem mora na cidade não sabe o que fazer com o seu lixo eletrônico que se transforma em sucata. Todos muito perigosos para o meio ambiente e que, portanto, não devem ser jogados no lixo comum. Pilhas, baterias, CDs, sacolas, metais e outros. Como se livrar destes resíduos produzidos pela humanidade?
Seminário Gestão Eficiente
PSB discute em seminário os caminhos para uma gestão eficiente. O evento acontecerá neste sábado no auditório da Associação Comercial a partir das 9 horas. O evento contará também com a coordenadora de políticas públicas para a mulher, Mônica Barroso. No campo político, haverá a instalação do PSB mulher com o lançamento de pré-candidatos e filiações partidárias.
PT/PMDB, enfim juntos
Depois de vários encontros e negociações, PT vai junto com o PMDB nas próximas eleições. A decisão aconteceu durante reunião do diretório na terça-feira, 20. Pelo apoio, o partido deve indicar o vice e ainda vai ocupar posições na gestão atual. Para um petista, no balcão de negociata estariam Agricultura, matadouro, e a criação da Ciência e Tecnologia. Para um analista que testemunhou no passado, segue no mesmo erro da coligação com Edilmo Costa. A estrada é longa e o tempo dirá. Quem conhece o histórico pestista, a decisão não é unanime. Por sinal, o único representante na câmara de vereadores João Aquino confirmou a este colunista que diverge da decisão.
Senado aprova aposentadoria integram por invalidez a servidor
O Senado aprovou nesta terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/12 que trata do direito de servidores públicos de se aposentarem por invalidez com benefício equivalente ao salário integral. A regra vale para servidores públicos federais, estaduais e municipais que tiverem se aposentado por invalidez a partir de primeiro de janeiro de 2004. A União, os Estados e os municípios terão 180 dias para rever os benefícios de quem estiver nessas condições e dos pensionistas relacionados à esse tipo de aposentadoria.
Deputado denuncia licitações viciadas
O deputado Delegado Cavalcante (PDT), denunciou ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, o superfaturamento em algumas licitações para obras do Projeto São José. Cita o caso do Município de Quixelô, o desfecho da história foi outro, conforme contou Cavalcante. Após ter sido comprovado o superfaturamento no projeto destinado à comunidade de Quixelô, alega, o projeto foi aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Tomara que siga o roteiro de outros escândalos e não caiam no esquecimento.
Iguatu na rota dos assaltantes
A cidade foi manchete policial neste início de ano com fatos ainda sem desfecho. Apesar dos inquéritos e investigações, casos como assalto ao Fórum, ponto de venda no centro e o mais recente, a saidinha bancária com malote de um empresário continuam sem solução.
Qual a diferença?
Chupa-cabra e sanguessungas?