Col@blogando - É proibido fumar

Por Silvani Soares

São José
Teve inicio na terça-feira e vai até o dia 19, as comemorações alusivas ao padroeiro São José na paróquia da Paróquia Sé Catedral, que traz como tema ‘São José rumo ao Jubileu Diocesano’. Até o próximo dia 19 de março, a Paróquia da Sé Catedral estará com uma vasta programação com missa, às 6h da manhã e a partir desta quarta-feira (10), acontecem os novenários às 19h. O encerramento dos festejos será no dia 19 de março quando será celebrada missa às 9h da manhã, procissão às 16h e missa às 18h celebrada pelo Bispo Dom João Costa. Neste momento aumenta a preocupação com a falta de chuvas, e São José é um fio de esperança em que muitos colocam a definição do inverno, até porque profetas e técnicos da FUNCEME erraram nas previsões.

Emancipações

A criação dos novos municípios está sob análise técnica. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), todos os pedidos de emancipação de distritos que deram entrada na Casa já foram encaminhados pela Mesa Diretora para o estudo de viabilidade. O estudo envolve vários órgãos do próprio Legislativo e fora dele, e deverá estar pronto em até, no máximo, 60 dias. Mesmo antes do estudo de viabilidade ficar pronto  dentre os 44 distritos que esperam se emancipar, apenas a metade tem condições para isso no item população.

Operação Fumaça
A decisão da Justiça Federal no Ceará determinou a indisponibilidade de bens de nove pessoas e seis empresas acusadas de envolvimento com suposto esquema de superfaturamento e desvio de verbas de obras da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) em Brejo Santo. Vem deixando de orelha em pé servidores de pelo menos seis municípios cearenses: Caucaia, Iguatu, Brejo Santo, Reriutaba, Nova Russas e Morrinhos. O suposto esquema é alvo da Operação Fumaça, da Polícia Federal, que, em junho do ano passado, cumpriu 45 mandados de busca e apreensão.

Nota de repúdio
O PSOL foi o único partido político a apresentar nota de repúdio aos atos de torturas registrados em nosso município. Outros partidos, inclusive de esquerda, estão calados e mudos diante do fato. Já está circulando panfleto com uma nota de repúdio assinada por várias entidades. Todos lembram no passado da importante contribuição da Maçonaria através de Carta Aberta quando o fato teve menos repercussão que os casos de torturas de hoje.

Salto alto e os riscos à saúde

Tendinite, dor na coluna e calos no pé são apenas alguns dos problemas causados em quem usa salto alto constantemente. Fundamental para quem não quer descer do salto é aprender a usá-lo a favor não só da aparência como também do bem-estar. Ao caminhar com um tênis, chinelas ou sandálias baixas, o peso do corpo é distribuído em várias partes do pé. Com o sapato alto, isso não acontece: como o contato com o solo fica reduzido, o peso passa a se concentrar lá nos dedos. “O resultado é uma sobrecarga que pode comprometer a coluna e as articulações dos joelhos”, disse Gustavo Velloso, ortopedista da  Universidade de Brasília (UnB).
@ Desculpe o trocadilho, mas é preferível a sandália da humildade.

Inauguração de maquete
O presidente Lula criticou, em discurso feito em Cubatão (SP), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). “Em ano eleitoral, tem gente que inaugura até maquete”, disse Lula, em referência a Serra, que apresentou na terça-feira uma maquete de uma ponte que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral do Estado.
@ O presidente ficaria estarrecido se soubesse que estão inaugurando até Ordem de Serviços.

É proibido fumar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou um projeto de Lei relatado por Marina Silva (PV-AC) proibindo o fumo em locais fechados. O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais, onde deve ser aprovada antes de ir para a Câmara dos Deputados. Se aprovado pela Câmara, a Lei valerá para bares, restaurantes, shoppings e demais estabelecimentos, públicos ou privados, com circulação de pessoas. A proibição do fumo em locais fechados já é adotada em alguns Estados, como São Paulo. Caso o projeto vire Lei, a regra valerá para todo o Brasil.