Col@blogando - De olho nas eleições

Por Silvani Soares

PSB municipal. Yes, we can

A menção ao título do post não se refere ao partido político. Com toda discussão sobre privatização e saneamento básico nos últimos dias, o SAAE saiu ganhando na mídia. Jornal local divulgou informe publicitário com ações e investimentos do órgão limpando a barra do gestor que assim se expressou. “Nunca pensamos em privatizar o SAAE”. Agora que todos sabem da importância, resta esperar pela implantação do Plano de Saneamento Básico exigido pelo Ministério das Cidades. Enquanto isso, a polêmica do lixão, aterro sanitário e impacto ambiental ficaram em segundo plano. Cruel mesmo é a situação do legislativo decidir por importante tema. Privatizar ou não? Essa conclusão decorre de uma premissa complicada: os vereadores estão ali para votar do jeito que o gestor manda e ponto final. Afinal, temos R$ 80 milhões em jogo. Por trás do Yes, we can (“sim, nós podemos”) pode se esconder a velha arrogância.

Situação dos Correios

Dados obtidos com exclusividade pelo GLOBO mostram, por exemplo, que há um funcionário comissionado (em cargo de chefia) para cada dois servidores. Em meio a divergências internas, os Correios farão concurso público para contratar 9 mil funcionários, mas têm exatamente a mesma quantidade em licença-médica, além de 4,5 mil aposentados por invalidez. Há 47 ações na Justiça do Trabalho contra a empresa, sendo a maioria por descumprimento da legislação, conta a repórter Geralda Doca.

 

Dia do Gari

Um cidadão aproveitando o dia do Gari em nosso município nesta segunda, 16, aproximou-se de um trabalhador para felicitá-lo. O mesmo disse que não interessava tal homenagem pois precisava era  de salários. "Quanto ganhas", perguntou-lhe. "R$ 221,00". A profissão é digna, mas é possível ter orgulho ganhando metade de um salário?

 

Dia das pessoas com transtornos

Foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados projeto do deputado Antonio Roberto (PV-MG), estabelecendo a data de 19 de outubro como o Dia Nacional das Pessoas com Transtornos. Pelo visto, nosso Parlamento, falta aprovar mais nada.

 

Zona Azul

Morreu e foi sepultada a boa ideia de instalação, em Iguatu, do Zona Azul. Surgiu e desapareceu como um efeito especial restando as placas para confundirem os motoristas visitantes.

 

Água do cemitério

Motoqueiros, ciclistas e pedestres que utilizam a Av. Guilherme de Oliveira chamam a atenção da prefeitura para a buraqueira e o cemitério Parque da Saudade. Água com salmoura está escorrendo na calçada e asfalto exalando odor. É sabido que um órgão da prefeitura utiliza as dependências do cemitério e coloca em risco a saúde dos empregados também.

 

De olho nas eleições

As eleições municipais se aproximam e tornam-se as mais interessantes no calendário político. Teremos mais candidatos, e alguns já debatem os problemas com eleitores, criam rede de apoios que se fortalecem para eleger deputados, governadores e senadores dois anos depois. Daí o frenesi em torno dos pré-candidatos, reuniões no bairros e promessas velhas e batidas. Tudo para a eleição de 2012.