Col@blogando - De olho na sucessão municipal

Por Silvani Soares

Popularidade de Lula reflete em Dilma
A menos de um mês das eleições, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu um novo recorde, 78,4%, de acordo a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira. É o maior porcentual desde o início do primeiro mandato de Lula. A aprovação pessoal do presidente subiu de 80,5%, em agosto, para 81,4% neste mês. A popularidade do presidente se reflete nos números da candidata governista ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff. A pesquisa aponta que a petista teria 57,8% dos votos válidos, contra 30,2% do candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Marina Silva, do PV, tem 8,9% da preferência dos eleitores. Mantido esse cenário, Dilma venceria a disputa no primeiro turno. 'Tecnicamente, é uma eleição decidida no primeiro turno', disse o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade.


Novas medidas de segurança
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou em Brasília algumas medidas que o governo pretende adotar para reforçar a segurança do sistema de acesso de informações da Receita Federal. O reforço na segurança será feito por meio de medidas administrativas. Também será encaminhada uma Medida Provisória ao Congresso alterando as punições contra funcionários que cometerem irregularidades. Uma das mudanças: serão admitidas procurações feitas apenas em cartório. Hoje é permitido que se faça uma procuração dentro da Receita e apenas depois é reconhecida a firma no cartório.

Cai o número de famintos
Mesmo com a queda do número de famintos no mundo, em torno de  um bilhão, ainda existe cerca de três bilhões que estão acima do peso.

De olho na sucessão municipal
Restam três semanas para o dia das eleições. Em nosso município seguem algumas indefinições. Candidatos de outras cidades ainda estão instalando comitês em busca dos votos. O candidato do prefeito parece não conseguiu polarizar com os adversários locais, observa uma analista. Por sua vez, o carro de som, o gestor usa a voz do governador Cid numa alusão a sua administração, como se fosse o próprio candidato. Há um descompasso numa eleição no mínimo confusa, barulhenta e mais ou menos interessante. Pelo andar da carruagem, não é exagero afirmar que foi dada a largada para a sucessão municipal. Tirem as suas conclusões.

Lula – Cid – Pimentel – Eunício
O presidente Lula gravou para o programa eleitoral gratuito novos depoimentos em favor do governador Cid Gomes (PSB) e dos candidatos ao Senado, José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), nesta tarde de terça-feira, em Brasília. Fez apelo ao eleitorado cearense para que vote e aposte naqueles que estão do seu lado e que deverão “ajudar” Dilma Rousseff a governar o País. Esse apelo será veiculado nas próximas horas, dentro da estratégia do Palácio do Planalto de derrotar seu principal adversário político, no caso o senador tucano Tasso Jereissati, que apesar da queda ainda é líder nas pesquisas.

Serviço lento
Equipe da prefeitura precisa agir com rapidez no serviço de troca de canos na Rua Floriano Peixoto nas imediações da Caixa Econômica. Os serviços estão lentos se comparados aos trechos executados na mesma artéria. Pelo que se sabe, não é por falta de verbas. Os comerciantes que atuam no local reclamam que estão tendo prejuízos além de causar transtornos ao trânsito e à população.

Sipat 2010
Durante toda esta semana acontece na Caixa Econômica Federal de Iguatu a  SIPAT 2010, ou seja, a Semana Interna de Prevenções de Acidente de Trabalho. A funcionária Fátima Assunção preside os trabalhos que está sendo desenvolvido para os funcionários através de uma vasta programação com de palestras, prestação de serviços, exposição de arte, cultura, lazer e entretenimento.