Col@blogando - Concursos

Por Silvani Soares

Concursos
Os interessados em participar do concurso dos Correios terão mais uma semana para fazerem suas inscrições. O prazo, que encerraria nesta sexta-feira, 22, foi prorrogado por mais uma semana e agora termina só na sexta da semana que vem, dia 29. A seleção oferta 6.565 vagas .IBGE-está previsto para até o próximo dia 28, quinta-feira, o lançamento de mais um edital de seleção do IBGE - voltado para o Censo 2010. Dessa vez para o cargo de recenseador, que vai oferecer mais de 192 mil vagas temporárias. O Instituto já divulgou que o Ceará será contemplado com 7.774, distribuídas em vários municípios cearenses. BB- Tem novo concurso do Banco do Brasil à vista. A assessoria de imprensa da instituição informa que até março deste ano serão lançados editais para seleção de escriturários, cargo que exige ensino médio completo. PM/CE O concurso será para formação de cadastro reserva e vai ofertar oportunidades apenas para os estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais e Pará. Agora é oficial. Conforme o blog de concursos do O POVO antecipou em primeira mão, a aula inaugural do curso de formação para os candidatos aprovados na 3ª fase do concurso da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) vai começar mesmo no dia 12 de fevereiro. A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) inclusive divulgou o calendário de matrícula, que deverá ser feita no dia 11 do mês que vem, apenas pela internet, em site já criado pela organizadora da seleção.-Empregos: Toda semana o  Sine/IDT fornece uma relação com oportunidades de emprego e realização de cursos para qualificação profissional.—E os cartórios deverão ser submetidos a concursos. A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, ontem, uma lista com 7.828 cartórios extrajudiciais de todo o Brasil cuja titularidade foi declarada vaga e que por isso deverão ser submetidos a concurso público. No Ceará, são cerca de 390 - nove deles, em Fortaleza. A relação dá cumprimento à Resolução 80 do CNJ, que prevê a vacância dos serviços notariais e de registro ocupados em desacordo com a Constituição Federal de 1988.

Política
O governador Cid Gomes (PSB) só deve decidir se disputará ou não reeleição em maio próximo. Foi o que ele revelou em entrevista à TV Diário, em Brasília. “Só vou definir sobre candidatura lá para o mês de maio”, disse Cid Gomes, que admtira sempre tratar do assunto a partir de março. Com o anúncio, Cid busca tentar apagar incêndio registrado entre partidos aliados que estão disputando a vaga de vice-governador. O atual vice, Francisco Pinheiro, quer continuar na posição respaldado por um acordo fechado com a ala do deputado federal José Nobre Guimarães. Pinheiro e Guimarães são maioria no novo diretório estadual (17 votos). Já a prefeita Luizianne Lins (PT), que assumirá a presidência da legenda mês que vem, quer emplacar o seu assessor especial, Waldemir Catanho. (O Povo)

PT x PSDB

Depois de um longo período, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) deixa de ser a agremiação com maior número de filiados no Ceará. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), referentes a dezembro de 2009, publicados na última quinta-feira na página eletrônica daquele Tribunal na internet, a agremiação detém 52.104 eleitores, sendo superado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que aparece na referida estatística com 52.194.

Financiamento para o Cariri
Vem aí, em fevereiro, uma missão do Banco Mundial. Objetivo: celebrar com a Secretaria de Cidades do Governo do Ceará contrato de US$ 46 milhões para a implantação do Projeto Cidades do Ceará. Serão beneficiadas as 9 cidades que integram a chamada Região Metropolitana do Cariri, no Sul do Estado. Metas: qualificar o território e apoiar os arranjos produtivos do turismo e de calçados. O Governo cearense entrará com a contrapartida de US$ 20 milhões.

Esperança
O Brasil será a quinta maior economia do mundo em 2030, pelos cálculos da PricewaterhouseCoopers, divulgados ontem, 22, em Londres. Até lá, o País terá ultrapassado gigantes como Alemanha, Reino Unido e França. Os prognósticos econômicos indicam ainda que até 2020 o Produto Interno Bruto (PIB) do grupo de sete maiores emergentes – chamado E-7 e formado por China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia – será maior do que o do G-7. Cinco das 10 maiores economias, até 2030, serão países hoje tidos como emergentes. O relatório leva em consideração o ritmo de crescimento e a valorização média das moedas de cada país para traçar perspectivas de médio e longo prazos.