Por Silvani Soares
Corte de Luz será com 90 diasA partir de março, as distribuidoras de energia elétrica terão de obedecer o prazo de 90 dias do vencimento da primeira fatura não paga pelo consumidor para efetuar o corte no fornecimento do serviço. Hoje em dia, esse prazo é de apenas 15 dias após o aviso entregue por escrito para o usuário. A mudança faz parte da resolução normativa nº 414/ 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula a relação dos direitos e deveres do consumidor de energia elétrica no País. De acordo com a Aneel, as concessionárias terão de implantar obrigatoriamente um posto de atendimento presencial em todos os municípios. Os prazos para esse procedimento serão determinados conforme a quantidade de usuários. No próximo mês, as cidades com mais de 10 mil unidades consumidoras serão beneficiadas; já os municípios entre dois mil e 10 mil clientes e com até duas mil unidades consumidoras, serão contempladas com os postos de atendimento, até junho e setembro de 2011, respectivamente.
Fórum de Governadores discute corte orçamento
Os líderes que participam da XII edição Fórum de Governadores do Nordeste tiveram a oportunidade de analisar os cortes propostos pela União – anunciados em R$ 50 bilhões – e dialogar com a presidenta Dilma Rouseff sobre a situação. Os governadores estão preocupados, mas acreditam na manobra.Um deles é o governador do Ceará, Cid Gomes, que falou sobre a necessidade da contensão de gastos e também se mostrou favorável ao retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira – CPMF -, que passaria a ser destinada a investimentos na saúde.
Servidores param em Icó
O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó. Centenas de servidores públicos municipais promoveram, ontem, nesta cidade, a Campanha do Luto. A manifestação do funcionalismo tem por objetivo reivindicar da Prefeitura reajuste salarial de 50%, calendário de pagamento para o setor da saúde, adicional noturno, de insalubridade, além do piso para os professores. Segundo o Sindicato, há três anos que não há reajuste salarial e os servidores enfrentam perda média de 20%. O prefeito confirmou audiência para quinta. Disse que o Município não tem condições financeiras de conceder reajuste de 50%. Ressaltou que os servidores estão com pagamento em dia.
Açudes sangram
Dos 134 açudes monitorados pela Cogerh em parceria com o DNOCS, seis já estão sangrando. Os dois últimos reservatórios que registraram sangria foram: O Quandú, no último sábado (19), localizado no Município de Itapipoca, na Bacia do Litoral e o Acaraú Mirim, em Massapê, na Bacia do Acaraú, que sangrou nesta segunda-feira (21).Os outros são: Tijuquinha (Baturité)-Bacias Metropolitanas, Prazeres (Barro) e Rosário (Lavras da Mangabeira), ambos na Bacia do Salgado, Pau Preto (Potengi)-Bacia do Alto Jaguaribe. Hoje o percentual de acúmulo no Estado está com 61,53%, o que representa 11.166.671.998 metros cúbicos, da capacidade total dos 134 açudes, que é de 18.147.205.325 metros cúbicos.
Supeito de crime preso dentro da Caixa
Indivíduo preso quando aguardava atendimento na fila da Caixa Econômica. O fato aconteceu nesta segunda, 21. Um policial da equipe de inteligência o reconheceu e acionou equipe do Ronda efetuando a prisão.
Focos de Dengue
O risco de contrair a dengue continua alto no Ceará. O último boletim da Secretaria de Saúde contabilizou 2.559 casos confirmados da doença, com oito mortes. As secretarias de Saúde têm trabalhado para conter o avanço da doença, mas é comum encontrar focos do mosquito transmissor da dengue pelas ruas.
Programa gratuito na Farmácia Popular
Uma semana depois do início da distribuição gratuita de medicamentos de hipertensão e diabetes, ainda há muito problema. Um deles é a falta de informação. O problema se repete nas farmácias privadas que fazem parte da rede popular. Ministério da Saúde informa que, quem tiver alguma dificuldade em encontrar os medicamentos gratuitos, pode entrar em contato pelo telefone 0800-61-19-97.
Cinco mulheres apanham a cada dois minutos
De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. Há 10 anos, eram oito as mulheres espancadas no mesmo intervalo.Realizada em 25 Estados, a pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado ouviu em agosto do ano passado 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos Entre os pesquisados,85% conhecem a lei e 80% aprovam a nova legislação. Mesmo entre os 11% que a criticam, a principal ressalva é ao fato de que a lei é insuficiente.
Deputada participa de Encontro Nacional de rede UMA/SUS
A deputada Mirian Sobreira participou nesta segunda-feira 21, do IV Encontro Nacional de Rede UMA-SUS, promovido pela UFC. O objetivo do congresso é promover a troca de experiências do ensino a distância pela UNA -SUS aos trabalhadores do SUS.
Comunicação
Tem vereador chiando porque não aparece nas entrevistas. Com todo respeito, e com algumas exceções, é preferível que o ouvinte não escute. Basta comparecer às sessões. A Câmara investiu pesado através da assessoria de comunicação, mas não tem o mesmo alcance da mídia local e alguns vereadores perdem espaço.