Por Silvani Soares
Futebol e comprometimento
O Brasil começa a respirar e consumir Seleção Brasileira após a divulgação da lista do técnico Dunga. Um país com milhões de técnicos, torna-se o assunto principal nas conversas. É bom lembrar que o futebol é entretenimento, ganhar ou perder fazem parte do jogo e não esqueçamos que os nossos problemas vão continuar antes, durante e depois da Copa. O técnico Dunga usou o critério do comprometimento.
@! Pelos resultados, me comprometo em torcer pra estar errado e ele certo.
Aposentadoria para professores
Professores estão recebendo correspondência da Secretaria de Educação do Município para se manifestarem sobre a aposentadoria. Alguns comentam que o incentivo deve-se ao baixo desempenho do município no setor educacional. Os professores concursados estão sendo orientados a pedirem extrato junto ao INSS, o que é normal tal consulta. Na prática, o servidor sai perdendo. Por sua vez, a prefeitura além de se livrar dos contratados, não pagará o piso nacional do salário. O pior, que virão os terceirizados, e vai inchar o setor da Educação, resultando em má qualidade o ensino.
@ O município pode estar pensando num artifício contábil para descumprir a Constituição e gastar menos do que deveria com ensino público e de qualidade.
Ficha limpa
Depois de adiamentos e flexibilizações, os deputados concluíram na noite de terça-feira (11) a votação do projeto que proíbe o registro de candidatura de políticos com problemas com a Justiça. Agora, a proposta será analisada pelo Senado. Os favoráveis argumentam que, caso o projeto seja sancionado pelo presidente Lula antes das convenções partidárias, que definem os candidatos, as novas regras poderão ser aplicadas. Para os contrários, a proposta teria de ter sido aprovada no ano passado. Agora o objetivo é intensificar a pressão no Senado para que a proposta tramite rapidamente e tenha validade para as eleições deste ano. A aplicação do Ficha Limpa para o pleito de outubro é polêmico.
@! No senado há preocupação é com Neymar e Ganso que não foram convocados.
Prêmio Sebrae
A iguatuense Alba Gomes Lira, da Associação dos Artesãos, recebe o Prêmio Sebrae, esta noite na CDL de Fortaleza. Ao lado de outras representantes do interior, a empreendedora foi reconhecida na categoria Negócios Coletivos. O resultado mostra a importância do prêmio Sebrae Mulher de Negócios e a força feminina também no interior.
Mais agressão
Mais uma agressão por parte de seguranças e agora o fato ocorreu no Hospital Regional de Iguatu, conforme relato da família de Edvan Salviano à imprensa local e justamente onde se espera conforto e segurança para uma pessoa doente mental. O órgão precisa dar uma satisfação à sociedade.
@! Como disse o Papa Bento XVI, “perdão não substitui a justiça”. Que segurança é essa?
Torturas
A Justiça Federal em São Paulo extinguiu ontem ação do Ministério Público Federal (MPF) que pedia que os réus Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir Santos Maciel, oficiais reformados do Exército, fossem responsabilizados por prisão ilegal, tortura, homicídio e desaparecimento forçado de cidadãos durante o período da ditadura. Não pode o Ministério Público ajuizar demanda cível para declarar que alguém cometeu um crime, disse o juiz federal Clécio Braschi, da 8ª Vara Federal Cível, na decisão.
@! O jogo é de botão.
Lula no SBT
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deu entrevista nesta quarta-feira ao jornalista Carlos Nascimento, dentro do SBT Brasil. A atração foi ao ar às 19h15min, foi a primeira entrevista de Lula a um telejornal neste ano. Hora de Lula falar sobre a conjuntura nacional e a nova imagem do País no Exterior.
@! Sem essa de convocados do Dunga.
Cassados, bloqueados e arquivados
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral cassou, na noite de segunda-feira, o mandato do prefeito de Jardim (Região do Cariri), Fernando Neves da Luz, eleito em 2008 pelo PMDB. Também foi cassado o atual vice-prefeito Etelvino Bringel. O Ministério Público do Estado obteve na Justiça o bloqueio dos bens do ex-prefeito de Missão Velha, José Leite Landim, réu em 14 (catorze) ações civis públicas, acusado da prática de diversos atos de improbidade administrativa, sendo a maior parte dessas ações, fruto de condenações oriundas do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, que atestou várias irregularidades na gestão do ex-prefeito entre os anos de 1997 a 2004. Completando a informação, o deputado estadual José Ilo Alves Dantas (PSDB) e Agenor Neto (PMDB), prefeito de Iguatu, estão livres do processo no qual eram acusados de promoverem, em troca de votos, meios capazes de possibilitar saques do seguro-desemprego através de várias pessoas. O processo que tramitava contra eles na Justiça Federal foi arquivado por determinação do relator, desembargador federal Geraldo Apoliano, do Tribunal Regional Federal em Recife.
@! Tudo isso é bobagem? Então Viva... !
Alô, jornalistas
A Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará está convidando a imprensa para participar do Encontro MPF para Jornalistas, que ocorrerá no próximo dia 18, das 14 às 17 horas, no auditório da Procuradoria da República no Ceará. O encontro, que contará com a participação do Procurador Regional Eleitoral, Alessander Sales, e dos procuradores regionais eleitorais auxiliares Márcio Andrade Torres, Nilce Cunha Rodrigues e Marcelo Mesquita Monte, abrirá as discussões em torno das eleições deste ano. A ordem é esclarecer todas as dúvidas sobre os trabalhos organizados pela Procuradoria Regional Eleitoral no sentido de tornar ainda mais transparente e democrático o pleito deste ano, informa a assessoria do órgão.
Gasolina mais cara
Consumidor paga mais caro pela gasolina no interior, onde há pequenas diferenças de preços entre os postos, segundo o DN. Em Iguatu, o consumidor encontra nesta cidade o menor preço de combustível, em particular a gasolina comum, em comparação com o valor praticado em postos de outros Municípios na região Centro-Sul. Disputa local entre empresários reduziu o valor do litro da gasolina para R$ 2,59. Essa quantia é a mesma praticada há um ano. Mas há postos que vendem o litro do produto por até R$ 2,69.
@! É preciso levar em conta a qualidade.