Col@blogando - Caro eleitor

Por Silvani Soares

Silêncio no ambiente
O município vive um dilema em termos de planejamento ambiental. O município sofre com as queimadas nos lixões, a gestão com o embargo e a população pagando o alto preço para ter qualidade de vida. Nesta campanha, nenhum candidato apresentou a solução para o caso, pois a preocupação com o voto em meio a folia e não quer se arriscar a perder votos. Será que é isso? Alguns segmentos da sociedade comentam, mas sem entender os fatos que levaram a este estágio. Como dizem, é nos bró-bró, que o foco de calor aumenta e as donas de casas reclamam da fumaça provocada pela poluição das queimadas do lixo também nos terrenos baldios. O fato mostra um problema de que precisamos de um ambiente saudável para ter uma melhor qualidade de vida.


Onda continuísta
Nas eleições para os governos estaduais, a tendência indicada pelas pesquisas até o momento é de uma onda continuísta. Candidatos à reeleição ou apoiados pelos atuais governadores estão à frente em 16 Estados. Em apenas cinco unidades da Federação há oposicionistas na liderança. Nos restantes seis Estados há empate técnico na primeira colocação. Os dados são de pesquisas do instituto Ibope feitas entre agosto – a maioria a partir da segunda quinzena – e setembro. Das 20 unidades da Federação onde há boas chances de a eleição para governador terminar já no primeiro turno, em 16 quem está na frente são candidatos de situação. É fato que mais candidatos que apóiam Dilma Rousseff (PT) vão melhor nos Estados, mas é porque os governos que representam são bem avaliados. No Ceará e em Pernambuco, os candidatos à reeleição Cid Gomes e Eduardo Campos, ambos do PSB, podem vencer com as maiores margens sobre os adversários, se forem confirmadas as tendências indicadas pelas pesquisas. (Blog do Noblat)

Raiva humana
Os moradores do município de Chaval (CE), a quase 400 km de Fortaleza, estão sendo vacinados contra a raiva humana, após a Secretaria de Saúde do Estado confirmar que um morador da cidade, de 26 anos, contraiu a doença ao ser mordido por um cachorro. Ele está em tratamento médico, mas o quadro clínico é grave. A Secretaria estima vacinar cerca de 200 pessoas, entre elas parentes, vizinhos, amigos do homem, além de quem foi mordido, lambido ou sofreu arranhões de cães, gatos, saguis ou morcegos - principais transmissores da raiva. Este é o segundo caso de raiva humana no Brasil em 2010. O primeiro foi um homem do Rio Grande do Norte, que morreu após contrair a doença ao ser mordido por um morcego.

Sigilo
Em qualquer lugar do mundo o sigilo é sagrado. Os políticos sentem-se incomodados quando a privacidade é perturbada, veja o exemplo agora que virou novela eleitoral.. Agora , imagine-se em casa e receber uma ligação de uma operadora de cartão, sem que você tenha fornecido os seus dados? Quebraram o seu sigilo também.

Como será o amanhã?
A vida política segue nesta campanha eleitoral e muitos questionam como se comportarão as tendências políticas misturadas nesta eleição. Nesta sexta-feira o governador  e aliados  ficarão com quem? O prefeito parece ser o mais prejudicado, pois apóia o senador  tucano e não se sentirá bem ao lado dos adversários dos candidatos de Lula e Dilma. Pelos discursos, muitos passarão de vítimas, como é de costume. Dia  seguinte é provável que os jornais tragam a manchete: Prefeito pede votos para Eunício  e Pimentel.

Devotos
Ainda repercute o leilão em prol da paróquia do Prado. Em meio aos devotos, um desfile de candidatos, cabo eleitoral, assessores e babões, todos distribuindo simpatias e abraços no concorrido espaço da praça dos Redentoristas. Resultado: não sobrou uma prenda para alegria da coordenação e do Pe. João  Batista. Afinal, dinheiro de político é limpo.

Caro eleitor
A urna eletrônica brasileira é um computador responsável pelo armazenamento de votos durante as eleições. O dispositivo foi desenvolvido no Brasil em 1996, mas com as mudanças, os eleitores ainda têm dificuldades. Nesta eleição, o eleitor começa votando digitando o número do candidato a deputado estadual, deputado federal, 1º senador, 2º senador, governador  e presidente. Os meios de comunicação podem auxiliar e promover a cidadania fazendo com que as pessoas se familiarizarem com a votação eletrônica.

Ceará muda de técnico
O Ceará já não precisa mais dos serviços do "matador de aluguel". Uma solução caseira. Após a saída de Mário Sérgio, e mais um jogo difícil pela frente, desta vez contra o Santos, no domingo, o Ceará anunciou, via site oficial, que Dimas Filgueiras, eterno “faz tudo” no alvinegro, vice-campeão da Copa do Brasil de 94, entre outras glórias, comandará o Vovô contra o Santos, no Castelão. Mário Sérgio se identificou como Matador de Aluguel, ao justificar o trabalho no comando da equipe. Ou seja faria a sua parte e iria embora. Não foi assim o combinado.