Por Silvani Soares
Debate na GloboO tom ameno e sem agressões marcaram o último debate da Globo na noite de sexta-feira. O formato do debate propiciou o clima, diferente dos anteriores, evitando perguntas de jornalistas ou confronto direto entre os candidatos. Dilma e Serra responderam a perguntas de eleitores indecisos, sobre temas previamente escolhidos. Serra fez críticas leves ao governo federal em alguns dos temas. Dilma evitou rebater e disse que é preciso reconhecer o que precisa ser melhorado. Para uns, o encontro dos candidatos teve clima de sabatina. O resultado não reflete o que pensa todo o eleitorado, mas é indicativo de como avaliam os candidatos. Resta agora ao eleitor levar suas intenções para as urnas.
Campanha encerra hoje
O encerramento da campanha eleitoral neste segundo turno para Presidência da República acontece hoje. Na véspera do processo de votação, ainda é permitida a distribuição de material de propaganda, a realização de carreata e a utilização de propaganda (volante) mediante utilização de alto-falantes ou amplificadores de som, das oito às 22 horas. Como no Ceará não existe o horário de vrão, o processo de votação terá início às 8 horas e fica encerrado às 17 horas, como determina a legislação eleitoral. Todas as seções eleitorais da 13ª zonal funcionarão nos mesmos locais estabelecidos para o primeiro turno de votação. Segundo o Calendário Eleitoral, ontem foi a data limite para a divulgação de propaganda paga na imprensa escrita, nos limites estabelecidos por lei para jornais e revistas.
Lei Seca
A exemplo do primeiro turno, a Lei Seca também vai vigorar neste domingo, no Ceará, por determinação judicial. O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decidiu manter a proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurante no horário compreendido entre zero de sábado, 30, à meia-noite de domingo, 31, dia do segundo turno das eleições.
Datafolha; Dilma tem 12 pontos à frente de Serra
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve uma vantagem de 12 pontos sobre seu adversário José Serra (PSDB). Segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo", a petista tem 56% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), enquanto o tucano soma 44%, os mesmos percentuais registrados no levantamento de terça-feira .Considerando-se os votos totais, Dilma subiu de 49% para 50%. Já Serra oscilou de 38% para 40%.O percentual de indecisos foi a principal alteração no quadro, passando de 8% para 4% em dois dias.
Voto regional
Serra mantém a liderança apenas na região Sul, onde tem 12 pontos de vantagem. Ele tem agora 52% contra 40% de Dilma. Já no Nordeste o quadro se inverte. Dilma está na dianteira com 33 pontos, somando 62%, contra 29% de Serra. Nas regiões Norte e Centro-Oeste somadas, Dilma tem 51% contra 41% de Serra. pesquisa encomendada pelo jornal "Folha de S.Paulo" foi realizada na quinta-feira em 256 cidades e com 4.205 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O número de registro no TSE é 37.721/2010.. Desta vez, tanto no primeiro quanto neste segundo turno, a oposição se recusa a aceitar a derrota como um fato da vida.
O dia dos candidatos
Os candidatos devem ficar longe dos holofotes nestes momentos finais. O tucano José Serra deve manter o ritual de eleições anteriores e permanecerá recolhido no domingo até que a eleição defina quem será, a partir de 2011, o novo presidente do país. A petista deve votar às 8h em Porto Alegre, e depois seguirá para um café da manhã com aliados. Por volta das 11h, a candidata deve embarcar de volta a Brasília.
Climatempo
Uma frente fria se aproxima e deixa o tempo instável no Sul e Sudeste do país neste fim de semana de eleições presidenciais. O tempo fica chuvoso e com risco de temporais em toda a região Sul e no Mato Grosso do Sul. No Nordeste, o sábado será de sol em toda região, com pancadas na Bahia, no Sertão pernambucano e no interior do Maranhão e Piauí. Nos estados do Norte, sol e pancadas de chuva.O domingo, 31 de outubro, dia de eleições presidenciais, será chuvoso em São Paulo, no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no sul de Goiás e sul de Minas. Segundo o meteorologista, deve chover forte no Rio de Janeiro na tarde do domingo.
Parou por quê?
A Câmara Federal não vota nada desde 7 de julho, mas servidores recebem hora extra. Senado custou mais de R$ 291 mi em agosto, valor superior ao de fevereiro (R$ 235 mi), mês de trabalho normal. Além deste período com pouco trabalho, o recesso constitucional continua: em julho e no final do ano. Ou seja, são cinco meses de trabalho escasso.
Mais FM na cobertura
A exemplo do que aconteceu no primeiro turno, a Rádio Mais FM 106,1 mobiliza toda a sua equipe neste domingo para a cobertura da eleição presidencial. A cobertura seguirá até que se encerre a apuração.