Por Silvani Soares
Governo tem até outubro para atender reivindicação dos professores
Mais uma categoria de servidores públicos pressiona o Governo do Ceará por causa de acordos salariais. Depois dos policiais militares, agora é a vez dos professores reclamarem o cumprimento dos acertos. O governo tem até outubro próximo para atender as reivindicações feitas pelos professores estaduais na última greve em agosto do ano passado. A cobrança foi feita pela diretoria do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) ao chefe de gabinete do governo Ivo Gomes, durante reunião nesta terça-feira (22).
Cid e Lula discutem sobre as eleições na capital
O governador do Ceará, Cid Gomes, se reuniu nesta terça-feira (21) em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como antecipou a coluna Polítika, no último sábado (19). Na pauta do encontro, uma “conversa” sobre política. A expectativa é que a sucessão para a Prefeitura de Fortaleza tenha sido um dos assuntos debatidos. O governador declarou, na sexta-feira (18), após reunião com os governadores do Nordeste, que “meu partido [o PSB] é que decide as coisas, agora, eu quero conversar com ele [Lula], quero ouvi-lo, quero trocar ideias com ele”.
Câmara aprova projeto que permite candidatura “conta suja”
Numa votação relâmpago e sem estar na pauta original de votações, a Câmara aprovou projeto que permite candidatura aos políticos que receberam o registro eleitoral, mesmo quando tiverem contas eleitorais de anos anteriores reprovadas, ou seja, que tiveram a chamada "conta suja". A proposta é um recado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que baixou resolução determinando que não será concedido registro eleitoral para os políticos que tiveram contas eleitorais rejeitadas em eleições de anos anteriores. A resolução prevê que políticos que tenham contas rejeitadas sejam barrados nas eleições municipais de outubro desse ano.
Aposentadoria dos catadores
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou semana passada, em decisão terminativa (sem necessidade de ir a plenário), projeto que inclui os catadores de lixo entre os segurados especiais da Previdência. Pela proposta, do senador Rodrigo Rollemberg, os catadores contribuirão só com 2,3% de seu faturamento anual para ter aposentadoria e pensão do INSS. Agora, o projeto depende de aprovação igual da Câmara e sanção de Dilma para entrar em vigor.
Poluição sonora
Morador considera um absurdo o badalo dos sinos através de alto falante, como faz a Igreja do Prado e outras igrejas. Com a tecnologia atual, sugere melhorar a qualidade sem perder a sintonia com os fiéis.
Torturas
As denúncias do empresário Murilo Braga sobre o caso das torturas em Iguatu terá novos desdobramento nos próximos dias. Ele participou da sessão da Comissão de Direitos Humanos e Minorias em Brasília, onde fez a denúncia e publicou no blogIguatu me doi com maiores detalhes e que envolve o prefeito Agenor e o seu pai, o ex-deputado Zé Ilo e outros assessores.