Por Silvani Soares
Renúncia do presidente do PT iguatuense causa surpresa aos filiados
Causou surpresa a carta renúncia do presidente do PT de Iguatu, José Herimateia (Maninho). Não era este o seu desejo quando participou da reunião com o grupo de filiados na noite de segunda-feira, 26, na sede dos Comerciários. Inclusive, fiz observação neste espaço de que a condução discreta do presidente Maninho é considerado fundamental para revigorar o partido agregando as tendências que estão inquietas diante da conjuntura atual. Na condição de filiado, comentei no programa de rádio que este imbróglio poderia contaminar o partido e concluí com este pensamento: “o passado condena, o presente desagrada e o futuro a Deus pertence”.
Deputados aprovam novo piso salarial para os professores
Desde 2008, os educadores cobram a implantação do Piso Nacional do Magistério aqui no Ceará. Os deputados estaduais do Ceará aprovaram nesta quarta-feira (28), durante sessão na Assembleia Legislativa, o valor do piso salarial para os professores da rede pública estadual. Com a proposta, nenhum professor da rede estadual poderá receber menos que R$ 1.451 de vencimento-base inicial. Com a matéria aprovada nesta quarta, pela Assembleia Legislativa, o governo o Estado acompanha a determinação do MEC. O próximo passo será a fórmula do reajuste desejado pelos governadores através do INPC, ou seja, nos moldes do salário mínimo.
Sétimo açude sangra no Ceará
O número de açudes que atingiram a capacidade máxima em 2012, já chega a sete. Nesta quarta-feira (28), sangrou o Açude Tatajuba, localizado no município de Icó, no Centro Sul, pertencente à bacia do rio Salgado. O açude Ubaldinho, localizado no município de Cedro, Bacia do Salgado, foi o sexto reservatório a atingir a capacidade máxima, sangrando na última terça-feira (27).
Pessoas desaparecidas
Essa é uma triste situação enfrentada por milhares de famílias no Brasil. Só no Ceará, até esta quarta-feira (28), já foram registrados 34 desaparecimentos de pessoas.
Piso do magistério pode ser reajustado pelo INPC
Mais lenha no polêmico piso nacional do magistério. Comenta-se que as lideranças da base discutem adotar o mesmo critério de reajuste do salário mínimo - inflação mais variação do PIB de dois anos antes - para o piso nacional do magistério. Isso daria 14% em 2012, enquanto o reajuste dos professores neste ano foi de 22%, baseado na variação do valor mínimo de investimento por aluno do Fundeb. Os governadores querem que o parâmetro seja o INPC, que daria um aumento de 6%. E as prefeituras?
BNB decide por estado de greve
Os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) decidiram, ontem, deflagrar estado de greve. Nas últimas duas sextas-feiras, a categoria vinha retardando o atendimento em uma hora. Segundo informou a assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários, o BNB enviou uma nova proposta para o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e resultados. Hoje, o Sindicato realiza mobilizações nas agências do BNB de Fortaleza.
Promoção
Amigos conversam com o vice João Alencar e afirmam que ele deveria ser o candidato natural para a sucessão do prefeito Agenor. Além de ser amigo fiel e compor a vice em duas eleições consecutivas quando era o cargo menos interessante, de há muito deveria ser promovido a pré-candidato a prefeito e com apoio total. Pelo tempo, ganharia força diante dos atuais concorrentes. No entanto, com as especulações, vem o desgaste diante da lista de pretensos candidatos publicada na imprensa.
Vice-versa
Observador: Poucos petistas que apoiam a aproximação com o gestor não o criticaram no passado. E vice-versa. “Isso tudo muda na conjuntura atual”.
Na mosca
O filme “Raul: o início, o fim e o meio”, de Walter Carvalho, que estreou sexta, já foi visto por 25.660 espectadores
Verso & Prosa
Poeta Barbosa Filho preparando a edição comemorativa do 1ª aniversário do jornal. Sem dúvida, trata-se de um fato inédito, sustentar uma ideia cultural por muito tempo.