Por Silvani Soares
Suplente aciona TRE e pede mandato de vereador
Depois de trocar o PT pelo PSB, o vereador Salmito Filho (PSB) terá que brigar na Justiça para continuar em seu mandato de vereador de Fortaleza. Isso porque, na última segunda-feira (7), o primeiro suplente pela coligação PMDB/PT, Deodato Ramalho (PT), ingressou no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com ação de infidelidade partidária contra o vereador – o que pode lhe render o direito de exercer o mandato hoje ocupado por Salmito. Um dos documentos que Deodato apresentou ao TRE-CE é uma “carta de compromissos” assinada pelos candidatos do PT em 2008 – entre eles, Salmito – em que reconhecem que o mandato aos quais estão concorrendo pertencem ao partido. O secretário de Meio Ambiente destaca, entretanto, que a base principal de sua argumentação no TRE é a resolução nº 22610/2007 do TSE que, entre outras coisas, define quais as “justas causas” que justificam a desfiliação partidária.
Falta 1 voto para Ficha Limpa valer em 2012
O coordenador nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), juiz Marlon Reis, disse hoje em Maceió que, pelas suas contas, só falta um voto para que a Lei da Ficha Limpa (LC nº135/2010) seja declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A votação foi suspensa depois do pedido de vistas pelo ministro Joaquim Barbosa, esta semana.
Empresa chinesa paga viagem a dirigente do MT
(Deu na Folha-Com) Histórico de problemas envolvendo funcionários estrangeiros no Brasil, a empresa de telecomunicações Huawei pagou uma viagem à China a um integrante do alto escalão do Ministério do Trabalho. Aldo Cândido Costa Filho, número dois da Coordenadoria-Geral de Imigração da pasta, viajou durante dez dias à China no mês passado. Entre suas atribuições, está a outorga de vistos de trabalho.
Presidenta Dilma, eu te amo
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, deve ter se inspirado no cantor da jovem guarda José Roberto quando justificou-se diante da presidenta Dilma... Eu não presto, mas eu te amo!
Romário critica Pelé e presidente da CBF
Cada vez mais incisivo nas suas críticas sobre a preparação do Brasil para a Copa-2014, o ex-atacante e hoje deputado federal Romário (PSB-RJ) se voltou nesta sexta-feira (11) contra o ex-jogador Pelé, garoto-propaganda do Mundial 2014, em evento de um dos patrocinadores da seleção em São Paulo.“Tinha prometido não falar mais do Pelé. Pelé fala tanta merda… Pelé não tem porra de consciência do que está acontecendo no país”, disparou Romário para rebater acusação de que sua postura crítica se deveria ao rancor de ter sido cortado da Copa-1998. Roubando as atenções, Romário ainda atacou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Indagado sobre o futuro do cartola, afirmou: “Tem que perguntar à Polícia Federal -Por meio de sua assessoria, Pelé informou que “não tem nada a declarar a respeito do que o Romário falou”.
Tasso e Cid em encontro inesperado
Um encontro inesperado ocorreu, na manhã desta sexta-feira, durante a entrega da primeira etapa das obras de reforma do Estádio Castelão, em Fortaleza. O ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) ali apareceu, tendo ao lado o cantor Raimundo Fagner. Tasso Jereissati e Cid Gomes trocaram cumprimentos formais. Nada mais do que isso, embora num clima de troca de sorrisos. Tasso e Fagner não permaneceram até o final da solenidade, mas ficaram no descerramento de placas. Tasso foi quem iniciou a reforma do Castelão e Fagner descerrou placa em homenagm ao seu irmão, o presidente falecido da FCF, Fares Lopes.
Blindagem pública
Os assessores do município mesmo realizando bom trabalho a frente da pasta não aparecem. Existem secretarias com bons resultados, mas o elogio é sempre para o prefeito. Quando eles erram, a população nunca está do seu lado. Primeiro Deus, depois o prefeito.