Col@blogando - Batalha jurídica

Por Silvani Soares

Mensalão do Dem
Quebra de sigilos bancário e fiscal também atinge empresas e entidades. Medida faz parte do inquérito da Operação Caixa de Pandora. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), e de outros seis investigados no inquérito da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Oito empresas e instituições citadas na investigação também tiveram os sigilos liberados pelo STJ. O Ministério Público Federal havia pedido a quebra de sigilo dos investigados no inquérito do STJ no dia 17 de dezembro de 2009. Dificilmente ladrão desse tipo vai deixar valores nas contas. A intenção da justiça  é correta. Ninguém vai questionar a justiça nem a informação como ocorre nos municípios pequenos onde a Polícia Federal investiga prefeitura.

Talento  instrumental
Vem aí o I Ceará Instrumental. Trata-se de uma promoção do Governo do Estado que tem por objetivo abrir espaços para que os instrumentistas locais principalmente possam mostrar seu talento. O evento ocorrerá de 14 a 16 deste mês, a partir das 20 horas, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar e chega como mais um bom ingrediente ao cardápio das férias. Iguatu possui muitos talentos que estão à espera de uma oportunidade.

Carnaval seguro
Durante o Carnaval de 2010, o Ministério da Saúde vai priorizar a campanha de prevenção à Aids no grupo de meninas de treze a dezenove anos. O motivo é o crescimento de casos entre as garotas dessa faixa etária nos últimos anos.

Nunca
Não é implicância, mas dizer que o Natal de Luz virou turismo sustentável é exagero mesmo com o período de um mês. O que dizer dos outros eventos fora de época? Está correto o gestor em passar otimismo, mas continua pecando quando divide as famílias entre o bem e o mal. A exposição do Rotary e a festa da padroeira têm a mesma importância para o município e sem muito alarde. Precisa dar atenção também ao Trussu, pois é o tipo do turismo preferido no Nordeste. Usaram a Lei Seca como pretexto e nada foi feito para promover o turismo naquela área.

Batalha jurídica
Enquanto a Assembleia Legislativa se prepara para dar início a um processo de criação de novos municípios, o Ministério Público está atento à movimentação e avisa: vai tentar derrubar na Justiça, através de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), qualquer município criado com base na legislação estadual, aprovada recentemente no legislativo cearense. A afirmação é do promotor de Justiça, Ricardo Rocha, que vem realizando estudos na área do municipalismo.