Por Silvani Soares
Expoleite 2012
Começa nesta quinta-feira, 13, nesta cidade, a Exposição de Gado de Leite (Expoleite). O evento, em sua quarta edição, realizado pela Unidade de Pecuária Iguatuense, tem por objetivo incentivar a melhoria da qualidade genética dos animais, aumentar a produtividade de leite e promover intercâmbio entre os produtores da região Centro-Sul. A programação será aberta às 19 horas, no BNB Clube, e inclui concurso leiteiro, feira e shows culturais. Organizadores afirmam que por causa da estiagem o número de animais será reduzido em relação à Expoleite de 2011, quando houve o registro recorde de participação de vacas leiteiras e reprodutores.
Natal: impostos embutidos no preço dos produtos encarecem a ceia e os presentes
Quando faz as compras para as festas de fim de ano, o brasileiro, sem saber, está engordando os cofres dos governos municipais, estaduais e federal, graças à carga tributária incidente na fatura. Lei recentemente sancionada pela presidente Dilma determina que as notas fiscais discriminem o peso dos impostos sobre os produtos. Entre os itens da ceia, quase um terço do preço do peru (29%) se deve a tributos. Se a opção for o bacalhau, o aumento de custo é de 44%. Nas uvas e frutas de época, cerca de 22%. E na garrafa de espumante, 59%. Os impostos também elevam bastante o preço dos presentes. Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra os percentuais de alta, por exemplo, nos microcomputadores (24,3%), laptops (33,62%), celulares (39,8%), TVs (44,94%), iPod (49,45%) e perfumes importados (78%).
Direitos humanos
O Ceará é o 5º estado com maior número de denúncias sobre violações dos direitos humanos no Brasil. Além disso, está na 10ª posição quando se analisa o índice de crescimento dos registros. A pesquisa foi divulgada nessa segunda-feira (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. De acordo com o levantamento, o estado teve um aumento de 3.731 denúncias de 2011 para 2012, representando 87%. No ano passado, foram registradas 4.283 denúncias. Já neste ano, foram 8.014.
Lula nega ter recebido dinheiro de Valério
“Mentiras”, reagiu o ex-presidente sobre depoimento de Marcos Valério em que disse ter repassado dinheiro do mensalão para despesas pessoais de Lula. A presidente Dilma repudiou a acusação de Valério. A oposição pediu abertura de investigação, que foi admitida pelo presidente do Supremo, Joaquim Barbosa. A revelação do teor do depoimento prestado por Marcos Valério à Procuradoria da República reacendeu as caldeiras da oposição. PSDB, DEM e PPS decidiram agir em duas frentes. Numa, tentarão levar Valério para depor no Congresso. Noutra, renovarão o pedido para que o Ministério Público Federal abra inquérito para apurar o envolvimento de Lula. O ano termina para a oposição com ferramentas visando a sucessão presidencial atacando Lula e o PT colocando no centro das denúncias.
Cachoeira solto
Durou menos de cinco dias o novo mandado de prisão expedido contra Carlinhos Cachoeira pela Justiça Federal de Goiás. Após ser condenado a 39 anos e oito meses de cana, o bicheiro fora recolhido ao cárcere na sexta-feira (7). Nesta terça (11) o desembargador Tourinho Neto (sempre ele), do TRF de Brasília, mandou soltar o condenado. Os procuradores que cuidam do caso querem que a quadrilha seja condenada a devolver o dinheiro que o Estado gastou para investigá-la, pedem que os bens bloqueados sejam confiscados e reivindicam a cana dura para comparsas de Cachoeira beneficiados com o regime semiaberto. Enquanto na CPI há uma guerra pelo relatório final, o bicheiro deixa a cadeia e promete “revelações”.
Bancos privados demitem
Os cinco maiores bancos privados no Brasil (Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e Citibank) cortaram 7.286 postos de trabalho entre janeiro e setembro deste ano, segundo um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Confederação Nacional do Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). O balanço, feito a cada três meses e não considera as demissões mais recentes, como as do Santander, que, no começo do mês desligou cerca de mil funcionários.Segundo o levantamento, o Itaú foi o banco que apresentou o maior número de demissões no período: 7.831. Para o Sindicato dos Bancários do Ceará, "somente neste mês de dezembro, já ocorreram 20 demissões no Estado, realizadas pelos bancos privados". “Enquanto os bancos públicos estão contratando, os bancos privados estão demitindo”, completa Carlos Eduardo presidente do sindicatos dos bancários do estado.
Recursos para combater a seca
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nesta terça-feira (11) que os recursos destinados a ações de combate a seca no Ceará já chegaram a R$ 841 milhões. De acordo com o Ministério da Integração, 175 municípios, onde residem 2.026.058 mil pessoas, estão em situação de emergência no Ceará.Sobre as medidas adotadas, além do pagamento do Bolsa Estiagem, foi antecipado o pagamento do Garantia Safra e contratados carros-pipa para que o Exército distribua água. Também foi autorizada a venda de milho a preço abaixo do mercado para alimentar os animais da região e construídas cisternas e recuperados poços artesianos. O governo federal também repassou recursos para que os governos estaduais reforçarem suas ações.
Ingressos batem recordes
A venda de ingressos para a Copa das Confederações 2013 está batendo recordes: até agora já foram mais de 130 mil bilhetes.Na África do Sul, em 2009, no mesmo período, as vendas não tinham passado de 10 mil.