Col@blogando - Aulas da Urca/Iguatu: reitoria tranquiliza estudantes

Por Silvani Soares

ExpoIguatu


E mais um evento movimenta a cidade neste mês de setembro. Depois do Iguatu Festeiro, a tradicional ExpoIguatu no Parque do Rotary torna-se atração para a região. Nem todos aprovam eventos seguidos. Para alguns comerciantes, há uma perda no segmento comercial. Diante do fato, outro analista interroga: "quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?". A foto deixa uma reflexão. Preparando o jantar outro dia, deparei-me com duas gemas no mesmo ovo. Ovo dizigótico. Qual o mistério?

Deputado cobra retratação do governador

A resposta do Governo do Estado à greve dos professores da rede estadual pública vem sendo criticada pelos que fazem oposição à atual administração. Para o deputado Roberto Mesquita (PV), o Executivo tem condições de pagar um melhor salário à categoria, já que distribui "tão fartamente" o dinheiro público para outros fins. O assunto está repercutindo, inclusive, na Internet. A campanha na rede social Facebook, intitulada "Cid Gomes, doe o seu salário e governe por amor!", já ganhou mais de 19 mil apoiadores. Enquanto isso, a greve continua.

 

Visita inesperada

Bandidos furtaram na terça-feira a casa do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) na Praia da Enseada, Guarujá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Foram levados uma máquina de lavar, cadeiras de praia e uma bicicleta. Segundo a Polícia Militar, a residência do deputado não tem sinais de arrombamento. O deputado Paulo Maluf completará 80 anos no próximo sábado, dia 3 e terá uma festa de aniversário na Sala São Paulo.

 

Estudantes reivindicam 10% do PIB para a Educação

10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação e assistência estudantil. São essas as duas principais reivindicações que a União Nacional dos Estudantes (UNE) promoveu nesta quarta-feira (31), em Brasília. A Marcha dos Estudantes reuniu cerca de 20 mil universitários.

 

Turismo festeiro

Sem uma política sustentável de emprego, o município desperdiça o turismo de pesca. "Eventos festeiros saem muito caros". Disse um empresário. Quando termina, o comércio é o maior prejudicado. Enquanto isso, o Açude Trussu segue no esquecimento das autoridades. E por falta dessa política, perdem-se excelentes oportunidades. Até quando?

 

Lei da Cadeirinha completa um ano

Completa um ano nesta quinta-feira (1º) a resolução da Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que obrigou os motoristas a transportarem crianças, de até 7 anos e meio, em cadeirinhas nos bancos traseiros dos carros.Quem descumprir a regra corre o risco de levar uma multa gravíssima, no valor de R$ 191,54, e ainda ganhar sete pontos na carteira – além de ter o veículo apreendido.O objetivo da Lei da Cadeirinha, como ficou conhecida, é garantir mais segurança às crianças e diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil. Ainda não há, entretanto, dados nacionais que apontem os resultados do primeiro ano da resolução.

 

Vida no trânsito

Não está fácil a vida no trânsito em Iguatu. Avenida Cruzeiro do Sul e Perimetral dividem o título de a venida da morte. Com todo respeito aos que investiram ali, mas como dizem até a morte é de matar nesse país. Há tempo para a engenharia de trânsito encontrar fórmulas para melhorá-la. Colocar guardas nos locais.

 

Reitoria tranquiliza estudantes

Esclarecedora a entrevista da reitora da Urca, Otonite Cortez, ao repórter Fernandes Neto, na Mais FM. Ela tranquiliza a comunidade acadêmica. Otonite garantiu que não haverá retrocesso no processo de gratuidade, haverá concurso para professores e que as aulas foram adiadas para outubro. Greve amiga?