Por Silvani Soares
Operação Proclamação da RepúblicaA Polícia Rodoviária Federal realiza a Operação Proclamação da República 2010, desta sexta-feira, 12, a segunda-feira, 15. Entre as ações programadas, serão priorizadas as de fiscalização e de policiamento nos pontos críticos de acidentes e nos horários de maior fluxo de veículos. A PRF alerta que, somente este ano, 216 pessoas morreram nas rodovias do Ceará.
Enem 2010, ministro será ouvido
O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai prestar esclarecimentos sobre as falhas cometidas no Exame Nacional do Ensino Médio, (Enem) na próxima quarta-feira, na Câmara dos Deputados. Haddad será ouvido pelos integrantes da Comissão de Educação e Cultura, informou o presidente da comissão, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). A reunião está prevista para ter início às 9h.
@ O mundo visto pelas lentes fora de foco é complexo.
BC e CEF solicitados
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou requerimento do senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) convidando os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, para que compareçam à Casa na próxima quarta-feira.O autor do requerimento quer que os dois convidados esclareçam o aporte de R$ 2,5 bilhões que será recebido pelo Banco Panamericano, que tem como principal acionista o Grupo Silvio Santos, após ter sido detectada uma fraude contábil na instituição.
@Quem quer dinheiro?
Produção industrial em queda
A produção industrial no Ceará caiu, de agosto para setembro, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No País, a produção industrial caiu em nove dos 14 locais pesquisados.
Ligação do celular
A baixa renda está despertando a atenção das operadoras de telefonia e internet. Juntas, as classes C, D e E já ultrapassaram a AB nos gastos com telefone celular. Acima de R$ 100 mensais médios, a baixa renda responde por 58% dos gastos com telefonia. Cerca de 5% das classes D e E já desembolsam esse valor na conta telefônica. É o que revela uma pesquisa inédita do Data Popular.
Olho vivo
O município realmente precisa de investimentos, mas os números que estão sendo anunciados, apesar de animadores, vêm causando desconfiança junto à opinião pública. Se nada for concretizado, além de decepção, pode sobrar para os opositores mais adiante, inclusive com reflexos na sucessão municipal.
@ Trapalhões e...
Mudanças na CDL
Dr. Ariosto Vale substituirá Valmir Oliveira no comando da CDL. Neste sábado serão os convidados do programa “Mais Debates”. Valmir deixa o comando após importante trabalho e de desenvolver projetos com benefícios para o setor, através do Natal de Prêmios, doação de dois decibelímetros ao Demutran, trouxe cursos de capacitação, e por último, encaminhou ao gestor municipal projeto para redução do ISS de 5 % para 3%.
@ O setor produtivo sofre com os encargos.
Eletricitários pedem reajustes
A categoria começou pedindo reajuste de 4,5%, o que corresponde ao crescimento da venda de energia da Coelce. A empresa só ofereceu 0,5%. Os eletricitários baixaram para 3,5%, mas a diretoria da Coelce diz que 0,5% é o que pode pagar. Com pronunciamentos na Assembleia, os deputados estaduais petistas Nelson Martins e Artur Bruno prestaram solidariedade aos eletricitários cearenses na manhã desta quarta. Foi durante pronunciamentos feitos no plenário da Assembleia Legislativa.
@! Logo mais as cidades se iluminarão.
Natal de Luz
Secretaria de Cultura ultima os preparativos para realização do “Natal de Luz” em nossa cidade. Atrações já confirmadas, como os palhaços Patati-Patatá, Pe. Antonio Maria e a cantora gospel Aline Barros. Resta esperar pela decoração e melhoria na limpeza das ruas. O comércio já está fazendo a sua parte com promoções e decoração.
@! Tudo com o verdadeiro espírito natalino.
Audiência sobre o trânsito
A proposição é do vereador Jarim e será realizada na próxima terça-feira na Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para mais uma discussão sobre o caótico trânsito em nossa cidade. Sugestão de um internauta: “pegar a ata da última audiência realizada e analisar o que foi produtivo”. Fica mais fácil. Já o Deputado Federal eleito Edson Silva quer rever o Código de Trânsito. Para ele, “a bebida alcoólica é a maior responsável pela imprudência e violência no trânsito”.
@! Poderiam convidar autoridades com conhecimento de causa.