Por Silvani Soares
Sarney quer alterar data da posse no executivo
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), apresentará no início da próxima semana uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para alterar a data das posses do Poder Executivo. O parlamentar já está recolhendo assinaturas para protocolar a PEC. Segundo a proposta de Sarney, a posse dos governadores deverá passar para o dia 5 de janeiro e a de presidente da República para o dia 10. Para o presidente do Senado, a posse no dia 1ª de janeiro, como ocorre atualmente, é “inconveniente” por estar muito próxima ao Natal e Ano-Novo, o que prejudica a presença de chefes de Estado.
Ágape
Editora Globo comemorando a venda de 2 milhões de livros do Pe. Marcelo Rossi. "Ágape é o amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites". Obra bela e tocante, vem sendo leitura obrigatória dos cristãos. "Jesus vem ao nosso encontro, independentemente do que as pessoas pensem de nós, que nos discrimnem ou riam de nós. Ele não repara em nossas vestes rasgadas, tampouco em nosso coração ferido. Ele vem, gasta tempo conosco e nos oferece a água que nos restaura".
Atire a primeira pedra
Não é lugar para santos, mas não precisa necessariamente ser de demônios. Época traz matéria com os deputados Silas e Antônia Lúcia. São casados, mas foram eleitos por Estados diferentes. Eles colecionam problemas na Justiça. Eles fazem tudo juntos, mas se separaram para se candidatar. A deputada federal estreante Antônia Lúcia e o deputado federal Silas Câmara, reeleito para o quarto mandato, têm muito em comum. Eles são evangélicos, líderes da Assembleia de Deus e filiados ao mesmo partido, o PSC. Casados, moram na mesma casa, em Manaus. A única diferença é que foram eleitos por Estados diferentes: ele pelo Amazonas, ela pelo Acre. Há dez anos, Silas é réu em um processo que corre em segredo no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2009, também foi denunciado por falsidade ideológica e uso de um RG falso em procurações e alterações de contratos sociais de uma empresa da qual era sócio. Se for condenado, perde o mandato e pode pegar até cinco anos de prisão. Silas e Antônia têm quatro filhos. Os mais velhos dirigem a TV Boas Novas e uma rede de rádio no Amazonas e no Acre. É o maior conglomerado de comunicação evangélica do Norte, mas Silas e Antônia não constam como dirigentes. (Repórter Leopoldo Mateus, de ÉPOCA).
Esporte?
Iguatu esperou muito da atual gestão no esporte. "Vai ser logo, depois da reforma, no próximo semestre". Mudou secretário, passa a eleição, vem o inverno... Até agora nada de revolucionário no jogo da desculpa e descaso. Pelo contrário, jogos em campo aberto, todos expostos dando sinais de que o esporte não é mesmo a praia da atual gestão. Não podem tapar o sol com a peneira.
Quanto pior...
A política do quanto pior parece tomar conta da classe política em grande parte do país. Aqui em nosso meio, o grupo que se opõe ao PSB mesmo sendo aliado, peca em não se aproximar das principais lideranças tornando-se pobre a discussão sobre os problemas que atingem o município. Representante da região, a deputada Mirian não poderá cumprir promessas de campanha se não tiver o apoio de todos. Quem leu ou ouviu as entrevistas, pode tirar conclusões. O palanque começa a ficar armado para 2012.
Responsabilidade de todos
As notícias com o início da quadra invernosa ampliam os desgastes dividindo a culpa e o descaso. Avenida Perimetral de responsabilidade do DER. Bairros da periferia e zona rural são tarefas do município. Tem sido assim neste conturbado quadro político onde não existe acordo e falta planejamento. É bom lembrar as nossas autoridades que a responsabilidade é de todos e a população quem paga a conta. Na Cãmara, existe expectativa para a definição de critérios para o pagamento de emendas parlamentares. R$ 20,7 bilhões de reais é o valor reservado ás emendas em 2011. Cada um dos 594 parlamentares tem direito a uma cota de R$ 13 milhões. Iguatu recebeu muitos recursos e poderia estar em situação melhor no que se refere a produção de frutas, peixes, verduras entre outros.
Tá certo
Internauta está coberto de razão quando diz que é pouco para Iguatu a indicação do ex-deputado Marcelo Sobreira para a Secretaria Executiva da pasta do Trabalho. Pela importância do Iguatu, que merece e precisa de mais destaque no Governo do Estado, quem quer que seja o titular. O comentário é meu. Imaginem os petistas que ficaram de fora de tudo neste município.