Por Silvani Soares
Aterrando o futuro
Cerca de 700 pessoas, autoridades, representantes da sociedade, visitantes de 20 paróquias, funcionários e auxiliares da prefeitura de Iguatu estiveram presentes no ginásio do SESC no último sábado (10) durante o Seminário "Pela Vida Grita a Terra". No entanto, o município desperdiçou grande oportunidade de apresentar a realidade sobre o aterro sanitário e o lixão, que serviram de mote para os debatedores. Tentando minimizar os discursos, assessoria distribuiu panfletos dos melhores momentos do Iguatu Festeiro. Já os oradores apresentavam uma dura realidade com efeitos das queimadas, lixões, agrotóxicos e tantos outros males. A procuradora Sheila Pitombeira, que participou do Mais Debates na rádio Mais FM, foi clara ao afirmar que o local é impróprio. "O que não impede de o município recorrer. Mas os efeitos danosos para a população é que ficarão marcados". Gestor e aliados ouviam tudo e também justificaram as vantagens da obra. Fica a refleão: A sociedade já sabe que não pode ter crédito quem agride o meio ambiente. É preciso entender o que a sociedade quer, e o que fazem os políticos.
De novo?
O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou o bispo Edir Macedo e mais três dirigentes da Igreja Universal do Reino de Deus, acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro arrecadado dos fiéis. Os frequentadores da Universal seriam, segundo a denúncia, vítimas de estelionato. Os denunciados são acusados de só declarar à Receita parte dos recursos arrecadados com doações.
Olhe o PSD aí gente!
Com lançamento oficial marcado para terça-feira, sigla negocia a adesão à base de sustentação de governadores. O arco de alianças não tem preconceitos: vai do PT ao DEM, passando por PSB, PSDB e PMDB. A legenda criada pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab será “independente” em cinco Estados, inclusive São Paulo, e no Distrito Federal. Estará na oposição em apenas três. Entre os 18 governadores aliados, há um grupo de parceiros - patronos, até - que tiveram participação direta na estruturação do PSD nos Estados. Cederam aliados e, em contrapartida, fortaleceram suas bases.
Custo da Copa 2014
Apesar da grande quantidade de ações, apenas seis delas acabaram em condenações por embriaguez ao volante. O custo da Copa-14 pode repetir os problemas do Pan-Americano do Rio em 2007, quando o valor final do evento superou em 10 vezes o orçamento original. A menos de três anos para o Mundial, o país ainda não tem as contas fechadas para o torneio.O Portal da Transparência do governo, montado pela Controladoria-Geral da União, diz que a Copa custará R$ 23,4 bilhões. O MPF (Ministério Público Federal) acha que essa situação conduz o país ao risco de uma explosão de custos.
PIB cearense será divulgado nesta segunda
Nesta segunda-feira (12), às 14h, o Instituto de Pesquisa Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) irá anunciar o desempenho da economia cearense no segundo trimestre deste ano, medido pelo Produto Interno Bruto (PIB). No trabalho do IPECE – órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo do Estado ,são avaliados o desempenho em três grandes áreas: agropecuária; serviços e indústria.
Fortaleza na série C
A derrota por 4 a zero, para o América faz com que o Fortaleza tenha de fazer contas para evitar a queda à Série D em 2012.O revés eliminou qualquer chance de classificação do time à próxima fase, o empate de 1 a 1 entre CRB e Campinense, em Maceió (AL), complicou ainda mais o Tricolor, pois o rebaixamento para a Série D ficou mais perto de se concretizar.O time com seis pontos ganhos no Grupo B, tem de vencer o CRB, no sábado, 17, às 16h, no Presidente Vargas, e ainda ficar de olho no jogo do Campinense contra o Guarany.