Col@blogando - Após 16 anos, Hospital Regional de Iguatu vive problema de gestão

Por Silvani Soares

Após 16 anos, Hospital Regional de Iguatu vive problema de gestão


O ano era 1995. Governo Tasso inaugurava a maior obra no município, enchendo de orgulho e otimismo uma geração de políticos e população da região. Após 16 anos, estamos diante de um cenário preocupante. Não será por falta de explicações e elogios que o Hospital  Regional terá como gestores a organização Camiliana. Nunca o HRI recebeu  tanto destaque  levando o secretário Dr. Joab Soares (foto) a ocupar  programa de rádio, folha inteira em jornal local, audiência na Câmara e reunião com funcionários. Não poupou os maliciosos oponentes, discordando do manifesto do Sindicato e também do Ministério Público. Comenta-se que o modelo de gestão da entidade religiosa é austera, não confundir com autoritário, mas pode ser a tábua de salvação. Esta é a maior novidade dentre os 10 motivos apresentados nos pronunciamentos. Pelas declarações do secretário, a certeza de que o modelo de gestão atual chegou ao limite respingando na população. Resta à Organização Camiliana pegar ou largar. Tomara que as mudanças atendam os anseios dos servidores e da sociedade. Premiado como município dinâmico, esta situação é inaceitável. O debate vai ferver.

Arroz e feijão do exterior

Alimentos populares como feijão, arroz e até a banana plantados em países asiáticos e europeus estão cada vez mais presentes na mesa... dos brasileiros. Celeiro agrícola no mundo, o Brasil registra avanço superior a 380% na importação de alguns desses alimentos básicos só neste ano.O mercado interno aquecido, o câmbio favorável e o elevado custo de produção entre os agricultores do país explicam o aumento das compras feitas no exterior. A alta, no entanto, já preocupa especialistas e representantes dos produtores.

 

SP tem 14 cidades entre as melhores no  quesito desenvolvimento

O estado de São Paulo continuou liderando em 2009 o ranking dos municípios de maior desenvolvimento do Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no sábado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio. Em 2009, a primeira colocação foi alcançada por Barueri, que se mantém entre as dez cidades de alto desenvolvimento desde a primeira edição do IFDM, em 2008. Entre os 15 melhores municípios do Brasil em termos de desenvolvimento, apenas um – Lucas do Rio Verde (MT) - não é paulista. Em contrapartida, o Maranhão, por meio do município de São Felix das Balsas, teve a pior posição no ranking geral de desenvolvimento. O IFDM de 2009 mostra ainda que, pela primeira vez, outras capitais, além de São Paulo, Vitória e Curitiba, entraram no rol das 100 melhores cidades do país. Elas são Florianópolis, Campo Grande, Belo Horizonte, Palmas, Rio de Janeiro e Goiânia.

 

Comerciário participa do Contracs

Sindicato dos Comerciários Iguatu enviando representantes para o Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Comércio e Serviços da CUT no Espírito Santo. Participante do evento, Claudemir Brito disse que o congresso objetiva avançar na organização do setor de serviços de cada região. Sobre a atual diretoria, ressaltou o evento comemorativo no último sábado, 28, por ocasião do dia dos comerciários. A gestão atual tem como proposta a formação sindical, além de qualificar e requalificar os trabalhadores.

 

Greve e posse

Depois da greve, o Sindicato dos Bancários prepara a posse da diretoria que pode coincidir com a festa natalina. Despesas com a greve foi o principal motivo do adiamento. Pasmem!