Por Silvani Soares
Eleitores podem consultar lista de doadores
Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral disponibiliza aos eleitores a lista com a identificação dos doadores e fornecedores contratados durante o curso da campanha eleitoral. Por determinação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), os dados apresentados pelos candidatos e partidos na primeira prestação de contas parcial já podem ser acessados no site do tribunal, no seguinte link: eleições/repositório de dados eleitorais/Prestação de contas/2012/primeira parcial. A lista dos doadores e fornecedores divulgada nesta sexta-feira (24) é a declarada pelos candidatos em 2 de agosto, quando encerrou-se o prazo para entrega da primeira prestação de constas parcial. Em 6 de agosto, o TSE divulgou os valores recebidos e gastos pelos candidatos e declarados na referida prestação. Os candidatos têm até 2 de setembro para apresentar a segunda prestação de contas parcial.
Anatel proíbe Oi de cobrar ligações de orelhões
A partir do dia 30 de agosto, as ligações locais para telefones fixos feitas em orelhões da operadora Oi em Fortaleza e em mais de 100 municípios no interior do Ceará não poderão ser cobradas. A medida, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011. Ao todo, essa medida será válida para 2.020 municípios no Brasil. A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela operadora em cada cidade. A Oi tem atualmente 760 mil orelhões no país.
Redução do IPI faz também do carro usado um bom negócio
Comprar um carro usado atualmente pode parecer desfavorável para muitas pessoas, por conta das facilidades de se adquirir um veículo novo - como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e dos juros para financiamento. Especialistas, no entanto, afirmam que essa pode ser a melhor hora para comprar um seminovo.
Bilhete mensaleiro
O programa eleitoral de rádio de José Serra (PSDB) chamou o Bilhete Único Mensal proposto por seu adversário Fernando Haddad (PT) de “bilhete mensaleiro”. O ataque ocorre depois de o tucano prometer que não usaria o tema mensalão na campanha eleitoral. Haddad reagiu dizendo que o episódio denota “descontrole” de Serra. Observadores comentam o risco do tucano não chegar ao segundo turno após ter sido ultrapassado por Russomano.
Drogas
Pesquisadores e juristas entregam ao Congresso anteprojeto de lei que descriminaliza o uso de drogas, desde que o portador tenha quantidade para consumo em até 10 dias.
Procuradora: “há ‘fichas sujas’ concorrendo”
A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, disse que, provavelmente, ainda há “fichas-sujas” concorrendo nestas eleições. Está será a primeira disputa em que a Lei da Ficha Limpa, de 2010, estará valendo. Mas, segundo ela, houve pouco tempo para que promotores avaliassem a situação dos candidatos. O problema, diz, é que para registrar uma candidatura só é preciso apresentar certidões criminais. A lei, no entanto, prevê ilegibilidade também para quem é condenado em ações cíveis, como por improbidade administrativa, ou excluído do exercício da profissão por órgãos profissionais.
Médicos alertam para o risco da explosão de consumo das pílulas da beleza
Disparou a procura pelos chamados nutricosméticos. Suplementos alimentares à base de vitaminas, sais minerais e aminoácidos, eles prometem combater as rugas, retardar o envelhecimento, fortalecer cabelos e unhas, e evitar o acúmulo de gordura e celulite. É uma tendência mundial, mas o produto líder de mercado, presente em 18 países, tem no Brasil sua maior clientela. As fórmulas são vendidas sem receita. É justamente o uso indiscriminado, sem orientação médica, que preocupa os especialistas, pois pode mascarar doenças, causar prejuízos ao fígado e afetar o sistema cardiovascular, entre outros efeitos indesejáveis.