Col@blogando - Alvo, agora, é o juro invisível

Por Silvani Soares

MPE vai divulgar lista de inelegíveis


Reta  final de campanha, a seis dias  das eleições, os candidatos disputam o apoio de um imenso contingente de eleitores que pode ser decisivo no pleito. Por outro lado, continuam os comentários sobre Ficha Limpa. Nos programas eleitorais, o cidadão comum se confunde com termos jurídicos e justificativas. O Ministério Público Eleitoral elabora uma relação, para conhecimento do eleitorado cearense, nos próximos dias, dos candidatos que estão na disputa eleitoral ainda dependendo de decisão judicial, agora, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para saber se poderão ser ou não votados, no próximo domingo. E como até lá, a Corte maior da Justiça Eleitoral não terá decidido todos os casos, é possível que alguns venham a ser votadas e os sufrágios a elas consignados sejam considerados nulos, exatamente por terem sido julgados inelegíveis. É uma boa ideia que todos saibam do risco de literalmente perderem os seus votos, tanto na eleição majoritária quanto na proporcional.

Alvo, agora, é o juro invisível

Um polêmica promete mexer com consumidores. O governo prepara uma nova investida contra o custo financeiro no país. O foco, neste caso, é o juro que ninguém vê. Governo quer que varejo informe taxas embutidas no crédito supostamente sem custo. Estudo da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, feito com base em cruzamento de dados do Banco Central e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE, mostra que o consumidor tem consciência de apenas uma pequena parcela do que paga efetivamente de juros. As famílias desembolsaram R$ 170 bilhões, mas a percepção é de apenas 1,9% desse valor, ou R$ 3,2 bilhões. O estudo tem como referência valores de 2008, ano-base do último levantamento do IBGE. A diretora de projetos da SAE, Diana Grosner, observa que a invisibilidade dos juros é um problema que atinge todas as classes sociais.

 

Derrubando mitos

O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, diz que as eleições deste ano estão derrubando vários mitos. O principal deles é sobre o peso do mensalão. “O eleitor não está nem aí para o mensalão. Ele quer eleger o melhor síndico para sua cidade”, sentencia. E, acrescenta: “O Haddad, o Pelegrino e o Elmano, todos do PT, estão crescendo. O presidente do Ibope conclui: “Isso é uma prova inconteste de que pesquisa não induz o eleitor ao voto”. E, conclui: Nas capitais: “O eleitor está de saco cheio da polarização  entre os velhos caciques”.

 

Impeachment

Vinte anos depois de entrar para a História como o primeiro presidente da República a ser afastado do cargo por crime de responsabilidade, o agora senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) ainda tem contas a acertar com a Justiça brasileira. O ex-presidente é acusado de cometer corrupção passiva, peculato e falsidade ideológica no Supremo Tribunal Federal (STF), mesma Corte que hoje julga o escândalo do mensalão no governo Lula - que reúne no banco dos réus aliados e algozes de Collor, como o presidente do PTB, Roberto Jefferson, e o ex-ministro José Dirceu.

 

Danos no asfalto

Objetivando melhorias na distribuição de água, o SAAE executa trabalho com retiradas de canos em algumas vias da cidade. Na Av. Cruzeiro do Sul, podem ser vistas máquinas pesadas no local. Com isso,  motoristas vivem transtornos que se estendem também á a população com a falta d’água. Outro prejuízo é com relação ao asfalto que terá que ser recuperado.

 

Serasa lança limpa nome pela internet

Sistema começa a partir de hoje em todo o País. Devedor recebe carta online com uma senha, podendo emitir o boleto ou fazer contraproposta.

 

Futebol: série C no Agenorzão

Com a realização de jogos da série C do brasileirão, por conta da perda do mando de campo, pelo Icasa, o estádio Agenorzão terá a oportunidade de reencontrar com a torcida. A começar com o preço da entrada, pois muitos estavam acostumados a gratuidade. Sem dúvidas, o município ganhará em termos de atração. Os moradores que residem próximo ao estádio deverão se adequar  aos transtornos que enfrentarão nos dias de jogos.