Por Silvani Soares
Aumento para o CongressoNão é para o número de vagas, é para os vencimentos deles. Com a volta dos trabalhos no Congresso, deputados e senadores já defendem aumentar os próprios salários e, de quebra, reajustar também o da presidente eleita. Entenda como são praticados os reajsutes: o reajuste dos salários dos deputados provoca efeito cascata no Legislativo de todo o país porque a remuneração dos deputados estaduais e vereadores está vinculada à dos colegas do Congresso. Pela Constituição, o deputado estadual pode receber até 75% do salário do federal. Os ministros do STF recebem R$ 26.723,13. É o maior valor que pode ser pago a um servidor público. Parlamentares defendem publicamente que os deputados e senadores também ganhem esse teto. Não estão preocupados que o reajuste implique rombo no Orçamento de 2011.
Equipe com 1/3 de mulheres
Segundo a presidente eleita, percentual não é rígido; hoje são só 3 ministras. A principal dificuldade é a oferta de quadros nos 12 partidos que fazem parte da base de sustentação da petista. O percentual, disse ela, não é rígido, mas deve ser perseguido para garantir maior participação "delas" no poder. A lei já estabelece normas para que partidos indiquem 30% de suas candidaturas às mulheres, mas não há regras para ocupação de cargos.
Aécio sem chances, diz Temer
Michel Temer não vê chances para Aécio no senado. Segundo ele, o PMDB já tem três postulantes ao comando do Senado, desde que José Sarney (PMDB-AP) declarou que não pretende continuar no cargo no próximo ano. O ex-presidente do Senado Renan Calheiros (AL); o ex-ministro das Minas e Energia Edison Lobão (MA); e o recém-eleito Eunício Oliveira (CE). Em resumo, só se o PMDB abrir mão. Enquanto isso, na disputa pelo ninho tucano, Serra quer ser presidente, mas Aécio quer Tasso.
Investir em saúde
Segundo levantamento do Conselho Nacional de Saúde (CNS), atualmente, dos 26 estados e o Distrito Federal, 13 não cumprem o investimento mínimo em saúde previsto pela Constituição, que é 12% da receita bruta. A pior situação é a do Rio Grande Sul, que aplica 4,37% em saúde, mas estados importantes, como Paraná, Rio e Minas Gerais, também não cumprem o dispositivo constitucional - a chamada emenda 29, ainda pendente de regulamentação no Congresso.
Semana do doador
O Hemoce local realizará, no período de 22 a 25 deste mês, a Semana do Doador. O evento constará de missa ecumênica, café da manhã e dvierssas atrações. Com isso, o órgão já se previne para manter o banco de sangue durante os festejos de final de ano. O dia D acontecerá na quinta-feira 25.
Novidades?
Apostem neles para 2012” ? Mirian, Edilmo, João Alencar. Vem mais, ora se vem. O desdobramento de tudo isso virá quando a posse do governador reeleito, e cada qual para o seu lado, respeitando as coligações naturalmente.
Bingos e rifas
Sem renda, e com redução no dízimo, muitos defendem a realização de bingos e rifas e nos movimentos paroquial, mesmo contrariando as Escrituras: "Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!”. Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. (João 2, 13-22). @O vigário tem insistido na generosidade dos católicos. Se a população católica contribuísse com o dízimo, não precisaria deste expediente.
Previsões sem moleza
Estava certo quando disse que o Ceará entraria numa fria diante do Grêmio em Porto Alegre. A goleada de 5 a 1 foi além da conta. Nesta quarta-feira contra o Botafogo, será a vez da reabilitação, mas uma prova de fogo também. @Série A não tem moleza.
Dor e tristeza
Num clima de dor e tristeza, muitas pessoas prestaram a última homenagem a professora Nicia Andrade, segunda-feira à noite na Igreja de São José. Após a missa de corpo presente seguiu para o sepultamento no cemitério de Lavras da Mangabeira, cidade natal da professora. @De volta à realidade, como ficará o caótico trânsito?