Por Silvani Soares
Cargos na Saúde fora da cota dos partidosOs cargos do Ministério da Saúde não devem entrar na cota das composições políticas, afirmou há pouco o futuro líder do PT no Senado e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PE). Para ele, há espaços em outros ministérios para abrigar as indicações partidárias das siglas que fazem parte do governo, como o PMDB. “No caso do Ministério da Saúde, desde o primeiro momento e ao longo da campanha, a presidenta [Dilma Rousseff] disse claramente que faria uma indicação que fosse dela. O Ministério da Saúde, na visão dela, com o que concordo integralmente, não entra no debate das composições políticas”, disse Costa, ao deixar o Palácio do Planalto, onde teve encontro com assessores da Secretaria de Relações Institucionais. “O problema da saúde é hoje o mais importante que temos no Brasil. É preciso que o ministro tenha ampla liberdade de montar a melhor equipe possível”, acrescentou o futuro líder petista.
Material sobre Dengue
A Secretaria da Saúde do Estado distribuirá, ainda nesta semana, pelo menos 100 mil folders e 50 mil cartazes nos municípios cearenses. A distribuição de manuais que orientam os médicos e enfermeiros sobre o tratamento dos pacientes, prevenindo a ocorrência de formas graves da doença e evitando óbitos, já foi concluída.A medida é necessária devido o inicio do período invernoso.Profissionais do Programa Saúde da Família e dos hospitais municipais e hospitais-pólo receberam as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, Dengue: manual de enfermagem – adulto e criança e Protocolo de Tratamento da Dengue.
Retorno à consulta
Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece que é prerrogativa do médico fixar prazos para o retorno do paciente a uma consulta. A norma determina que cabe ao profissional de saúde indicar livremente os prazos de retorno e que o tempo necessário para avaliação do paciente e de seus exames segue critérios técnicos e médicos, e não administrativos. Instituições de assistência hospitalar ou ambulatorial, empresas que atuam na saúde suplementar e operadoras de planos de saúde não poderão, portanto, interferir na autonomia do médico e na relação dele com o paciente, nem estabelecer prazo de intervalo entre consultas. Segundo o CFM, em casos de doenças que exigem tratamento prolongado, com reavaliações e modificações terapêuticas, as consultas poderão ser cobradas a critério do médico.
Ação parlamentar
O vereador iguatuense Plácido Filho (PDT) está realizando ações na capital, que cobra da Prefeitura solução para vários problemas da cidade. A mais recente, Plácido colocou em discussão a pavimentação da cidade e os problemas resultantes das últimas chuvas que atingiram a Capital. Muitos dirão que é eleitoreira, mas poderia ser imitado por outro edis, mudos, calados e subservientes na maioria das câmaras do país.
Sem base
Ceará e Fortaleza decepcionam na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Opinião
A generalização é sempre injusta e imperfeita como informação. Inegável que setores da oposição torcem para que a deputada Mirian não tome posse. Isso pode trazer reflexos negativos para o município com a perca de um representante. Veja que a nossa região tem perdido posições no Estado por falta de um representante legitimo nos últimos anos. Puxem pela memória. A temperatura deve aumentar quando as eleições se aproximarem. Mirian na assembleia será um calo na gestão local, mas por outro lado, deve ser cobrada também pelos compromissos assumidos durante a campanha.
Fé
As orações dos homens
Subam eternamente aos teus ouvidos;
Eternamente aos teus ouvidos soem
Os cânticos da terra.
No turvo mar da vida,
Onde aos parcéis do crime a alma naufraga,
A derradeira bússola nos seja,
Senhor, tua palavra.
A melhor segurança
Da nossa íntima paz, Senhor, é esta;
Esta a luz que há de abrir à estância eterna
O fulgido caminho.
Ah ! feliz o que pode,
No extremo adeus às cousas deste mundo,
Quando a alma, despida de vaidade,
Vê quanto vale a terra;
Quando das glórias frias
Que o tempo dá e o mesmo tempo some,
Despida já, — os olhos moribundos
Volta às eternas glórias;
Feliz o que nos lábios,
No coração, na mente põe teu nome,
E só por ele cuida entrar cantando
No seio do infinito.
Machado de Assis, in 'Crisálidas'