Col@blogando - A polêmica

 

Por Silvani Soares

Ministro da Saúde visita o Ceará

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participará da festa de inauguração do Hospital do Cariri sexta-feira, 8, a partir das 19 horas, em Juazeiro do Norte. Ele confirmou presença e estará acompanhando o governador Cid Gomes.Alexandre Padilha, no entanto, alargou sua agenda no Ceará. No sábado, ele estará na cidade de Sobral para lançar o Programa Rede Cegonha, de apoio a gestantes e ao bebê no primeiro ano de nascimento.Também na agenda do ministro da Saúde a inauguração de uma UTI Neonatal na Santa Casa de Misericórdia e uma visita às obras do futuro Hospital Regional da Zona Norte.

Guerra das oligarquias

A guerra das oligarquias no Maranhão parece não ter terminado com a morte do ex-governador Jackson Lago. A família de Lago, ainda muito abatida com o acontecido nesta segunda-feira, afirmou durante o velório do político na sede do PDT, em São Luís, capital maranhense, dispensar a nota de pesar enviada pelo presidente do Senado, José Sarney, inimigo declarado de Jackson. O ex-chefe da Casa Civil do Maranhão e ex-deputado estadual do PSDB, Aderson Lago, primo do ex-governador, não economizou nas críticas à nota enviada pelos Sarney e não fez questão de esconder o clima de hostilidade e rivalidade que reina entre as famílias.- A máfia que mata é a mesma que manda flores, faz elogios e vai ao enterro - disse.

 

Escolaridade afasta jovens da construção civil

O aumento da escolaridade está fazendo com que os jovens se afastem de trabalhos braçais e de baixa renda na construção civil. Segundo a pesquisa Trabalho, Educação e Juventude na Construção Civil, da Fundação Getulio Vargas, divulgada nesta terça-feira (5), o número de trabalhadores de 15 a 29 anos de idade no setor caiu de 34,2%, em 1996, para 28%, em 2009. De acordo com o pesquisador, o setor terá de aumentar os salários, garantir direitos trabalhistas e investir em qualificação a fim de atrair mais jovens, para evitar falta de mão de obra. “Precisa qualificar mais o jovem. A construção civil é um dos três setores com menor qualificação profissional.

 

27 açudes sangraram no Ceará

O açude Ayres de Souza, que fica no distrito de Jaibaras, em Sobral, começou a sangrar. É o quinto reservatório da Bacia do Acaraú, no Norte do Estado, que ultrapassa sua cota máxima. Em todo o Ceará, já sangraram, este ano, 27 açudes dos 134 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) Quinze reservatórios gerenciados pela Cogerh em parceria com o Dnocs estão com mais de 90% de suas capacidade e bem próximo de sangrar.

 

Chuvas devem permanecer

A previsão dos meteorologistas é que as chuvas permaneçam na metade norte do Estado. Para esta quarta-feira (6), a expectativa e de céu parcialmente nublado com chuva no centro-norte do Ceará e nas demais regiões, nebulosidade variável com chuvas isoladas.  Entre os dias 4 e 5, choveu em 106 municípios do Estado. O acumulado de precipitações nos dois primeiros meses (fevereiro e março) da quadra chuvosa no Ceará é de 362,9 milímetros. A média histórica para o período é de 384,1 milímetros, ou seja, houve um pequeno desvio negativo de 5,5%. “Dessa forma, podemos considerar que as chuvas estão em torno da média.

 

Deputados tiram licença

Na Assembleia Legislativa, dois deputados também tiraram licença do mandato: Augustinho Moreira (PV) e Hermínio Resende (PSL), para interesse particular e tratamento de saúde, respectivamente, por um período de 120 dias.Conforme estabelece o Regimento Interno da Casa, no lugar de Augustinho Moreira tomou posse seu suplente Edísio Pacheco (PV) e Perboyre Diógenes (PSL) assume na vaga de Hermínio Resende.

 

Eleitores faltosos: regularização vai até o dia 14

Os eleitores que não votaram nos últimos três pleitos eleitorais têm só até o dia 14 de abril para comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade para regularizar o título. Depois deste prazo, o título será automaticamente cancelado.No Ceará, de acordo com levantamento feito pelo TSE, após as eleições de 2010, existiam 53.386 eleitores com os títulos passíveis de serem cancelados. Deste total, apenas 1.079 (2,02%) compareceram aos cartórios para regularizar o título até a última sexta-feira (01/04). Em todo o estado, estão aptos a votar 5.881.584 eleitores.A Justiça Eleitoral considera como falta cada turno de votação. Neste caso, quem não votou nos três últimos turnos eleitorais e não justificou poderá ter o seu título cancelado.

 

Mototaxistas

Esta categoria vem tendo muitas dificuldades que vão da insegurança ao desconforto . Muitos que atuam na sombra das árvores das praçs são os que mais sofrem. Recentemente um afirmou que a procura pelo serviço vem caindo, e dependem da compreensão dos colegas, pois os usuários nem sempre obedecem aos critérios adotados nos pontos e isso  torna-se numa competição interna e desigual, pois leva vantagem quem tem mais conhecidos.O certo seria o usuário utilizar o serviço do  profissonal que estivesse na vez, conforme decidiram. Outro ponto reclamado é que não podem transferir a vaga para outro, sem a devida  autorização do Demutran .Ou seja, a vaga é do órgão e não do profissional.

 

Paróquia empossa novo padre

Padre Cícero Lemos será empossado logo mais à noite como pároco da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em substituição ao Pe. João Batista. O evento será presidido pelo Bispo Dom João Costa a partir das 19hs e deve ser prestigiado pela comunidade católica de Iguatu e da região vinculada a´diocese.

 

A polêmica

É uma das formas de chegar ao diálogo e que não existe em alguns setores. Ninguém discute nada. O que há de errado, expor ideias sobre política, religião, aborto, corrupção. Temas polêmicos, que não podem ser interpretado como chato ou preconceituoso. É prudente dar atenção ao outro, mesmo que o assunto seja polêmico.