Col@blogando - 250 mil não sabem que têm AIDS

Por Silvani Soares

Esperança de vida
Apesar do aumento da expectativa de vida do brasileiro, que chegou a 73,17 anos em 2009, como informou nesta quarta-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda está atrás de países vizinhos em desenvolvimento. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), na Venezuela a esperança de vida é de 73,8 anos; na Argentina, de 75,2, e no México, de 76,1.Outro porém são as grandes variações regionais e entre os sexos. As mulheres vivem, em média, 7,6 anos a mais que os homens. Essa disparidade entre os gêneros varia entre os Estados: as mais altas são encontradas no Rio de Janeiro (8,7 anos), Ceará (8,6 anos) e São Paulo (8,3 anos), enquanto as mais baixas estão todas na Região Norte, nos Estados de Tocantins (4,6 anos), Roraima (5,1 anos) e Acre (5,3 anos). Instituto estima que em 2050 a esperança de vida do brasileiro seja de 81,3 anos e, em 2100, de 84,3 anos.

250 mil não sabem que têm AIDS
Cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV em todo o país – desses, 255 mil não sabem que foram infectados. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde. O índice de testagem para HIV em todo o país, no ano passado, foi de 38,4%.

Descoberto buraco no IPPO
No final da tarde desta quarta-feira (1º), foi descoberto um buraco próximo à muralha externa do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO 1), no bairro Itaperi, em Fortaleza. Segundo o major Campos, supervisor da capital, foi acionada uma equipe do Gate ao local. Os policiais acompanharam o fechamento do buraco e nenhum preso fugiu do presídio.

Justiça inocenta Tiririca
O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, absolveu o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, na ação penal que investigava se ele havia mentido sobre saber ler e escrever. Com a decisão, divulgada nesta quarta-feira (1º), o humorista poderá assumir a cadeira na Câmara Federal a partir do ano que vem. De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), o juiz entendeu que o nível de alfabetização de Tiririca era suficiente para assumir o cargo.

MPF/CE denuncia prefeito de Tamboril
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ajuizou ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito do município de Tamboril, José Jeová Souto Mota, e o secretário de saúde da cidade, Joaquim Gomes de Sousa Neto. Os dois gestores são apontados pelo MPF/CE como responsáveis por uma série de irregularidades que implicaram prejuízos aos cofres públicos. De acordo com o procurador da República, Ricardo Magalhães de Mendonça, autor da ação, os prejuízos estariam estimados em R$ 300 mil. Esse valor pode ser maior em virtude de futuras investigações.

Gestão em merenda
A prefeitura de Senador Pompeu recebeu o Prêmio Gestão Eficiente em Merenda Escolar, concedido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Educacional do Ministério da Educação – FNDE/MEC. Concorreram 1.340 municípios no Brasil, sendo selecionados 21.

Protestos na Uece
Alunos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em protesto na manhã desta quarta-feira, 1º, no Campus do Itaperi, para pedir melhorias na estrutura da instituição. O ato repercute também no interior onde a comunidade acadêmica aguarda soluções.

Natal diversificado
A Prefeitura de Natal confirmou nesta terça-feira (30) uma apresentação do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner, dia 22 de dezembro, no estádio Machadão, com entrada franca, como parte das comemorações do Natal. Outras duas grandes atrações são o padre Antônio Maria, dia 21, e o cantor sertanejo Daniel, dia 26.

Vendas natalinas
Perfumes, confecções, calçados e a linha branca. Eis o que, na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Freitas Cordeiro, vai “bombar” em matéria de vendas neste período natalino. Ele adiantou que ainda entra nessa oferta brinquedo. A expectativa do setor é registrar um incremento de vendas entre 12 e 15 por cento, porque também apostará em promoções e maior facilidade de crédito. Otimismo é compartilhado nas demais CDLs.

Opinião Net
A reação de parte da imprensa às informações sobre a composição do governo Dilma é curiosa. Por Lula, ao “se meter” na formação do novo governo, ao “tentar interferir” onde, aparentemente, não deveria ter voz. Tudo mundo sabe que, quando Lula formulou o projeto da candidatura Dilma, a ideia central era de continuidade: do governo, de suas prioridades, de seu estilo. Isso foi bem entendido pelos eleitores com resultado das urnas. Terá a cara da atual administração, que é aprovada pela maioria da sociedade. Terá a cara de Dilma, pois é ela que o chefiará. Curioso seria o contrário. (Tópico do artigo de Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi)