Por Silvani Soares
Dia do Índio: o que estamos fazendo para refletir sobre esse dia?
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas por que foi escolhido o 19 de abril? Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. Afinal, o que estamos fazendo para refletir sobre esse dia?
Holofotes da CPI
Para um analista, a CPI é a oportunidade que o PMDB precisava para tutelar o PT e ampliar sua presença no governo Dilma. E faz comparações com o que ocorreu na CPI do Mensalão no governo Lula. Mas o nome do estopim não é Cachoeira, é construtora Delta.
PMs descartam nova paralisação
Representantes do Governo do Estado e dos PMs entraram em acordo durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (18), na Sede da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag). Durante o encontro, ficou definido o aumento do valor do vale alimentação para R$ 220,00 e carga horário de trabalho de 40h semanais para policiais do Ronda do Quarteirão e 42h para demais companhias. Segundo Flávio Sabino, uma assembleia geral da categoria deve ser realizada no próximo dia 26 de abril. O encontro deve decidir se a categoria vai ou não paralisar as atividades.
A força da militância
De um histórico petista: “A gente passou muito tempo lamentando sobre o passado e acreditando no futuro. As últimas eleições têm sido um desafio e agora temos que mostrar nossa capacidade de não apenas sonhar mas também de realizar. E o nosso maior ativo ainda é a militância. É preciso valorizar. Na eleição disputada em 88, o candidato do PT, Sá Vilarouca, obteve 718 votos e tem crescido até hoje.
Fora
Chega-nos a informação de que vendedores ambulantes estão sendo retirados das imediações da Praça da Bandeira, mais precisamente no Parque das Crianças. Ué, mas disseram que o local era para gerar renda.
Eleitor tem até 9 de maio para transferir o título
Quem precisa tirar o título de eleitor, transferir ou fazer a revisão eleitoral tem apenas 21 dias para procurar a Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o prazo termina no próximo dia 9 de maio. Importante lembrar que quem perdeu o título e precisa de uma segunda via sem nenhuma alteração cadastral, pode deixar para depois do dia 9 de maio, uma vez que o prazo para segunda via se estende até 10 dias antes das eleições (27/9).
Saidinha bancária
Os assaltos a clientes de bancos conhecidos como “saidinhas bancárias” estão cada vez mais frequentes em Fortaleza. Somente até às 15h desta terça-feira (17), seis ações desse tipo foram registradas pela polícia em quatro bairros diferentes da capital. Ao todo, cerca de R$ 40 mil foram levados das vítimas. No interior a prática também se repete. Poucos são presos.
Preocupação zero!
Outro dia falando com o Glairton, ex-presidente do PT sobre o momento que vive o partido em nosso município. Disse que a sua “preocupação com o partido é zero”. Decepcionados, outros dizem o mesmo.
Justiça baiana derruba Lei que obrigava alunos a rezar na sala de aula
O desembargador Clésio Rômulo Carrilho Rosa, do Tribunal de Justiça da Bahia, acolheu o pedido do Ministério Público estadual e concedeu liminar suspendendo a lei que obrigava os alunos da rede pública de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, a rezar o Pai Nosso antes do início das aulas. O projeto de lei, apresentado pelo vereador Alzimário Belmonte (PP), foi aprovado pela Câmara e sancionado em dezembro do ano passado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima (PT). A lei foi colocada em prática no início do ano letivo, em fevereiro. Os promotores do MP alegaram que a regra é inconstitucional, por ferir o princípio de liberdade de religião, apesar de a lei não prever fiscalização ou punições a quem a desrespeitar.
Dia do basta!
"Saia do comodismo e lute contra a corrupção. Mostre a cara do ladrão” - Dia do basta!, texto de convocação, na internet e nas redes sociais, da III Marcha contra a corrupção e a impunidade no sábado, dia 21.
Venda de ingresso por cambistas pode render pena de até dois anos
De olho nas competições esportivas internacionais que terão sede no Brasil nos próximos anos, a comissão de reforma do Código Penal aprovou, nesta segunda-feira (16), proposta que torna crime a revenda de ingressos por preço maior, como a praticada por cambistas, e tipifica a fraude de resultado de competição esportiva. A revenda de ingressos de eventos culturais e esportivos por valor maior do que o constante no ingresso poderá render ao infrator pena de até dois anos. Já a fraude de resultado terá pena de dois a cinco anos de reclusão. “São atos que podem parecer simples, mas que na verdade afrontam toda a sociedade”, opinou o desembargador José Moinhos Pinheiro Filho, membro da comissão.
Brasil, o país dos otimistas
O brasileiro é antes de tudo um otimista. Ele acredita que as coisas vão melhorar, sempre. Se estão ruins, ele aposta na virada. Se já estão boas, ele crê que vão melhorar ainda mais. Essa característica se acentuou nos últimos tempos, fruto da percepção da maioria da população de que andou para frente. Segundo pesquisa do Gallup, o Brasil é onde há proporcionalmente menos pessoas “sofrendo” no mundo. A sondagem foi feita em 146 países, ao longo de 2011. Juntos, eles representam mais de 95% da população mundial. O instituto concluiu que só no Brasil menos de 1% da população se enquadra na categoria “sofrimento”. Para comparar, na média mundial, 13% estão “sofrendo”. Em 18 países, pelo menos um em 4 habitantes está nessa situação. São aqueles pintados de verde claro no mapa que ilustra este texto. O pior é a Bulgária: 45% da população está “sofrendo.
MST voltou
O prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Brasília foi invadido nesta segunda-feira por um grupo de militantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).De acordo com os manifestantes, cerca de 1,5 mil pessoas protestam contra a diminuição de investimentos em desapropriações de terras no país por parte do governo federal.
Metade dos contribuintes não declararam IR
A duas semanas de terminar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012, referente a 2011, 61% dos contribuintes ainda não enviaram o documento. De acordo com último balanço divulgado pela Receita Federal, aproximadamente 9,8 milhões de declarações foram recebidas.
Ladrões em alta
Ladrões continuam em alta. Desta vez levaram malote da casa lotérica no centro quando a funcionária seguia para a agência da CEF. A polícia segue com as investigações. Este é o quarto assalto do ano em plena luz do dia com empresas locais. Há suspeita de que sejam os mesmos envolvidos.
Reforma da DP
A visita dos promotores á 5º DP anima servidores sobre a possibilidade melhorias com a reforma. Imprensa local tem levantado o tema e neste blog contribuímos para alertar o fato. Do jeito que estar não pode ficar.
O Morenão
Leitor chama a atenção. “Para quem acha que o ritmo das obras do Morenão está lento, parte da calçada das bilheterias está pronta e também fizeram a retirada das pedras. Dia 19 de maio será comemorado aniversário daquela praça de esportes. Enquanto isso, os dirigentes desenvolvem atividades em campos improvisados.