Por Silvani Soares
Pimentel, o senador
A foto (José Pimentel, Caetano Lima e Silvani Soares) abaixo mostra o então ministro da Previdência, José Pimentel, em Iguatu participando da Marcha pela Terra e Grito dos Excluídos. Na oportunidade, perguntei se era candidato ao senado e e ele respondeu sobre o projeto do PT, acrescentando que estava à disposição do partido. Com simplicidade, Pimentel será um trabalhador no senado. Parabéns!
Novo secretariado
Deputados estaduais reeleitos, Mauro Filho e Ivo Gomes (ambos do PSB) são nomes certos para voltar à equipe do novo governo de Cid Gomes (PSB). O primeiro na Secretaria da Fazenda e o outro na chefia de gabinete do Palácio Iracema ou em uma outra pasta. Essa hipótese ninguém no Palácio Iracema descarta. Além dos dois, há possibilidade de Camilo Santana voltar a ocupar a pasta do Desenvolvimento Rural, onde desempenhou bom papel. Outra pasta que mudará é a da Segurança Pública e Defesa Social, onde o titular Roberto Monteiro está como um “demissionário anunciado”. Ele já disse que não ficará por questões familiares. (Blog do Eliomar)
Voto verde
Para os analistas sobre a votação de Marina. Uma candidatura que ganha no Distrito Federal pega quase um terço dos votos válidos no Rio de Janeiro e fica acima da sua média nacional em São Paulo e Minas Gerais não pode ser lida como alavancada pelos grotões. Ao sair da reunião, o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que os votos dados à candidata Marina Silva, terceira colocada nas eleições, foram “uma certa lição” que o eleitorado quis dar ao governo que era necessário o segundo turno.
Abaixo-assinado
A ofensiva católica e evangélica contra o PT e Dilma Rousseff devido à posição dela favorável à legalização do aborto - que ela mudou na campanha – tornou-se uma espécie de “cruzada” nas últimas semanas e foi um dos fatores que influenciaram na tendência de queda nos votos da presidenciável, na avaliação da cúpula de campanha. Núcleos religiosos estão com o abaixo-assinado pela vida contra o projeto petista.
Falta comunicação
A gestão municipal precisa rever a forma de se comunicar com a população e que faltou na divulgação sobre o “ponto facultativo ou feriado”, na segunda e terça-feira. Depois que escolas, e setores do comércio reclamaram, a informação chegou às outras áreas fora do prazo. Incompetência, ou má vontade?
Propaganda eleitoral
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, definiu ontem que o horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai recomeçar na próxima sexta-feira (9). Os programas irão ao ar todos os dias, inclusive nos finais de semana, até o dia 29 de outubro. A eleição será dia 31.
Ciro coordenará campanha no Nordeste
Ciro Gomes será um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff no segundo turno no nordeste. Ciro pode dar palpites. Cumprir missões - por exemplo: bater em Serra, de quem é desafeto assumido. Por sua vez, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou nesta terça-feira que Marina Silva já aceitou se reunir com a campanha de Dilma Rousseff para discutir um apoio no segundo turno. No entanto, não foi marcada uma data para reunião, que vai depender da senadora do PV. Deve ficar no prazo de 15 dias. Ela conseguiu 19,33% dos votos válidos (19,6 milhões). Esse patrimônio eleitoral é cobiçado por Dilma e José Serra (PSDB). Luizianne coordenara na capital e Mirian na região. Espera-se que não haja crise com estas escolhas.
Tríplice coroa
Prefeito de Iguatu sai triplamente vitorioso nas urnas com as reeleições de Cid, Aníbal e Zezinho. Mas o grande sonho seria a vitória de Tasso e a consagração do projeto viria através da derrota do “casal do mal”, como ficou claramente na campanha. Não tem como esconder. Mirian se credencia assim a ser uma das principais lideranças e que começa a incomodá-lo no processo sucessório municipal em 2012.