Por Silvani Soares
O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades. Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos. Vale lembrar que ao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes ?UNE, em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país.
Conquistas
O 11 de agosto, Dia do Estudante, tem servido para comemorar conquistas históricas dos jovens brasileiros. Neste sábado (11), a UNE e a Ubes estarão juntas para celebrar, entre outras conquistas, a aprovação do Senado do projeto que garante 50% das vagas em universidades federais para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Além disso, o projeto prevê cotas raciais de forma justa e inclusiva, de acordo com a população de cada região.
De olho no futuro
Contudo, as vitórias são, sobretudo, uma conquista desta nova geração. Conectados na era digital, a juventude brasileira de hoje vem derrubando dia a dia o mito de que o movimento estudantil morreu. Mostram, a cada novo projeto encampado — das ações dos Cuca's (Centros Universitários de Cultura e Arte) à luta por 10% do PIB para a educação, que os estudantes valorizam o seu passado, mas não vivem dele. Fazem história no presente, de olho no futuro. medidas como o ProUni, o Reuni, a construção de inúmeras universidades federais e centros tecnológicos são apenas alguns dos exemplos que respondem à parte da histórica luta pelo acesso à educação, bandeira tão cara e fundamental ao movimento estudantil desde as primeiras mobilizações.
Luta continua
Também para a grande maioria dos jovens trabalhadores estudar tornou-se um desafio hérculo a ser vencido diariamente, já que depois de uma longa jornada de trabalho entrar na sala de aula no fim do dia é quase um milagre. O acesso à cultura ainda é um mistério para a maioria da juventude que mora na periferia. Mesmo o emprego digno, em que pese as tentativas para regulamentar o estágio, permanece um caso raro de se ver. Infelizmente temos visto na mídia casos de violência contra estudantes e professores, vale lembrar que existem direitos e deveres a serem cumpridos por ambos, para que no futuro possamos ser cidadãos melhores.
Direitos e deveres
É importante que você saiba quais são seus direitos e deveres para poder, a partir desse conhecimento, posicionar-se de forma responsável.
Direitos
I. Receber ensino de qualidade.
II. Ter acesso, no início do período letivo, ao programa da disciplina, à bibliografia básica, às explicações acerca da metodologia de ensino, e ainda, sobre os critérios, período e tipo de avaliação.
III. Tomar conhecimento do resultado das avaliações pelo menos 07 (sete) dias antes da verificação seguinte e receber a prova, caso se trate de avaliação escrita.
IV. Ser orientado pelo professor da disciplina, inclusive em horário extraclasse, quanto às dificuldades de sua vida acadêmica.
V. Organizar-se em Centros Acadêmicos (CA) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE).
VI. Ser formalmente representado nos Órgãos Colegiados da Administração da Universidade, com direito a voz e voto.
VII. Usar de seu livre direito de expressão.
VIII. Ter assegurada ampla defesa nos casos de aplicação de penas disciplinares.
IX. Recorrer ao órgão competente (Pró-Reitorias, Direção de Centro/Faculdade, Departamento, Coordenação de Curso) toda vez que se sentir lesado em seus direitos por qualquer ato de professor, servidor ou dirigente da Universidade.
X. Concorrer à representação estudantil, tendo em vista a participação em Órgão Colegiados da Universidade.
XI. Receber assistência à saúde através da Divisão Médica e Odontológica administrada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
XII. Participar de Estágios que visem ao aperfeiçoamento em seu Curso.
XIII. Poder participar de todas as atividades científico-culturais e artísticas da vida universitária.
XIV. Receber todas as informações a respeito da Universidade e das rotinas da vida acadêmica.
Deveres
I. Valorizar a Universidade pública e gratuita.
II. Frequentar as atividades de ensino e entregar os trabalhos escolares nos prazos estabelecidos pelo professor.
III. Cumprir, com probidade, as tarefas escolares determinadas pelo professor.
IV. Devolver, em perfeito estado e nos prazos estabelecidos, os livros retirados por empréstimo nas bibliotecas.
V. Zelar pelo patrimônio científico, cultural e material da Universidade.
VI. Tratar com respeito e atenção os discentes, servidores técnico-administrativos e docentes em qualquer dependência da Universidade.
VII. Comprometer-se com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas pela instituição.
Reflexão
Seja um estudante, não um seguidor. Não vá simplesmente fazer o que alguém diz. Tenha interesse pelo que alguém diz, então debata, pondere e considere de todos os ângulos. (Jim Rohn)