José Roberto Duarte

José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.
Além da atuação educacional, é também colunista e diretor de redação do Jornal A Praça de Iguatu, e comentarista esportivo da Mais FM 106,1.


Os estudantes interessados em participar da seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecidas no primeiro semestre de 2018 terão do dia 6 às 23h e 59 minutos do dia 9 de fevereiro para se inscreverem. A candidatura deverá ser feita via internet no site do endereço eletrônico site http://prouniportal.mec.gov.br/.
Acesse o edital aqui.
Podem concorrer brasileiros não portadores de diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública.


Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 serão disponibilizados com um dia de antecedência, em 18 de janeiro. Os resultados individuais poderão ser consultados na Página do Participante. Será necessário informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. A mesma senha dará acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Para aqueles que se esqueceram da senha, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sugere que a recuperação seja feita com antecedência. A Página do Participante tem orientações completas para recuperação de senha.


Reforma Trabalhista determina o fim da obrigatoriedade do recolhimento da contribuição
Uma sensível mudança promovida pela Lei nº 13.467/2017, popularmente conhecida como Reforma Trabalhista, promoveu o fim definitivo da obrigatoriedade do recolhimento da contribuição sindical, também chamada de imposto sindical.
Segundo Carolina Borcezzi Kunzle, advogada líder da equipe trabalhista do Theon de Moraes Advocacia Empresarial, o recolhimento dessa contribuição era obrigatório para empregados e empregadores e destinava-se a custear as atividades sindicais e integrar o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
“Contudo, com a nova redação do artigo 582 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), este recolhimento passou a ser facultativo; desta forma, agora cabe aos empregadores descontarem a contribuição sindical apenas dos empregados que tiverem prévia e expressamente autorizado o seu recolhimento”, explica.

Sexta, 12 Janeiro 2018 19:53

Festival da Cerveja Rotary


O III Festival de Cerveja promovido pelo Rotary Club de Iguatu será realizado no próximo dia 20 de janeiro. A ação objetiva angariar fundos para subsidiar projetos já existentes e pôr em prática outros, como a concessão de bolsas estudantis a alunos do ensino médio da escola Modelo e do colégio Polos. Foram confeccionadas 600 canecas, em material de porcelana, personalizadas com as logomarcas do evento e do Club de Rotary. Cada caneca custa R$ 50,00 e é o ingresso para o festival.

Sexta, 12 Janeiro 2018 19:51

Safadeza, indecência, zombaria...


A escolha da nova ministra do Trabalho expõe o câncer generalizado que toma conta da política implementada pelo Palácio do Planalto. Corporativismo, fisiologismo, troca de favores, compra de apoio, desrespeito às instituições e ao povo brasileiro, são marcas nocivas e degeneradas de políticos viciados, agarrados ao poder, sem nenhum compromisso com a opinião pública ou com moralidade governamental. O pior é que a justiça mantém-se paralisada, muda; afinal ela é cega. Lamentável!

Calendário

« Janeiro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…