A URCA – Universidade Regional do Cariri divulgou o calendário do pedido de isenção da taxa de inscrição para o vestibular 2019.2. O Edital nº 02/2019-GR fixa as normas e o período de 11 a 15 de março de 2019, destinado ao ingresso nos cursos de Graduação da URCA, com funcionamento nos municípios de Crato, Campos Sales, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha, todos no Ceará. O requerimento de solicitação somente poderá ser preenchido pela internet, através do site cev.urca.br, no prazo das 08h do dia 11 de março até as 23h50 do dia 15 de março de 2019. Após o preenchimento do Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição on-line, o candidato deverá imprimi-lo, anexar a documentação e entregar, impreterivelmente, até o dia 18 de março de 2019 nos locais e horários indicados no Edital. O candidato contemplado com a Isenção da Taxa de Inscrição, quer seja com o pagamento parcial (50% ou 75%) ou valor integral da taxa (0%) (zero por cento), deverá efetivar sua inscrição no período de inscrição do Processo Seletivo Unificado 2019.2 – URCA, que será divulgado posteriormente.

CONFIRA AQUI O EDITAL COMPLETO

A COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA divulgou neste dia 1º de março o resultado do Processo Seletivo Unificado 2019.1, para ingresso nos cursos de Graduação, com funcionamento nos municípios de Crato, Campos Sales, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha, Estado do Ceará.  A MATRÍCULA dos CLASSIFICADOS será efetuada pelo Departamento de Ensino e Graduação — DEG, em DATA, LOCAL E HORÁRIO a serem divulgados através de Ordem de Serviço, expedida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD/URCA.

CONFIRA AQUI A LISTA DOS CLASSIFICADOS

CONFIRA AQUI A LISTA DOS CLASSIFICÁVEIS


Durante a 321ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realizada na quinta-feira (21/2), foi aprovada por unanimidade a Resolução nº 1.256 que proíbe a inscrição de egressos de cursos de Medicina Veterinária realizados na modalidade de ensino a distância.
Sem a inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), quem tiver concluído o curso a distância fica impedido de exercer a profissão de médico-veterinário em todo o país. E os profissionais que ministrarem disciplinas ou estiverem envolvidos na gestão dos cursos a distância estão sujeitos à responsabilização ético-disciplinar.
A autorização de cursos de graduação é uma atribuição do Ministério da Educação (MEC) e o CFMV não possui competência para evitar a proliferação da metodologia a distância em Medicina Veterinária. No entanto, a Plenária do Conselho entende que a modalidade impede a realização de aulas práticas essenciais para preparar o bom profissional.


Por Celso Bazzola, consultor em recursos humanos

Quais as profissões que prometem marcar forte presença no mercado? Existem profissões que se destacam e que devem ter uma boa procura durante o ano de 2019. Para o diretor executivo da Bazz Estratégia de Recursos Humanos, Celso Bazzola, para definir os setores que se destacarão são necessárias algumas análises. “O que leva a definirmos algumas carreiras promissoras para o próximo ano são as tendências de mercado e a economia do país. As necessidades e mudanças de comportamento também influenciam nessa análise”, explica.
Aí vale um alerta, não é porque estas profissões estão valorizadas que se deve correr atrás das mesmas, existe neste caminho mais um ponto muito importante, a vocação. Geralmente por influências externas, em muitos casos os profissionais optam pelo dinheiro e o resultado pode ser desastroso.
Mas vamos as áreas de destaque segundo Celso Bazzola:
Agroecólogo - profissional que combina conhecimentos de sustentabilidade com agroindústria.
Gerontólogo – atua não só com a saúde de pessoas idosas, mas também com a felicidade e o bem-estar delas.

50 anos da Internet: mudança radical na sociedade


Por Maria Carolina Avis

Em 2019 comemoramos 50 anos da internet. Sim, comemoramos! Porque a chegada dessa rede revolucionária mudou a forma com que nós nos relacionamos, aprendemos e principalmente consumimos. Com a internet e seus avanços, consumimos cada vez mais. Ou vai dizer que em 2000 você comprava mais do que compra hoje? Fazemos compras com mais facilidade, gastamos mais e compramos produtos diversos.
Quando a internet surgiu, em 1969, a chamada web 1.0, as pessoas começaram a compreender a realidade de outra forma, pois havia chegado uma nova forma de acesso às informações. Mas ainda assim era uma relação fria e distante, já que ninguém conseguia ter ideia de quantas possibilidades ainda viriam. Era tudo muito incerto.

A Universidade Regional do Cariri - URCA realizou nos dias 02 e 03 de fevereiro o seu processo seletivo unificado. Confira abaixo as provas, os gabaritos (com recurso e questões anuladas). O resultado do vestibular será divulgado no próximo dia 1º de março. A data da matrícula dos aprovados será divulgada posteriormente.

GABARITO OFICIAL

 

Calendário

« Março 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…

Parceiros