José Roberto Duarte

José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.
Além da atuação educacional, é também colunista e diretor de redação do Jornal A Praça de Iguatu, e apresentador dos programas Mais Gospel e Mais Debates, aos sábados, na rádio Mais FM 106,1.

O Ministério da Educação divulgou a lista dos municípios pré-selecionados para autorização de criação de cursos de medicina por instituições privadas de educação superior. O edital de chamamento público foi publicado nesta sexta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) e é direcionado aos municípios que atenderam os critérios de relevância e necessidade social da oferta de cursos de medicina, segundo o Ministério da Saúde. Entre os requisitos, estão: não ser capital, não possuir cursos de medicina em seu território e estar a mais de 50km de distância do curso de medicina mais próximo.

Ao todo, 29 municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram contemplados e poderão criar o curso com turmas iniciais limitadas a 50 alunos por semestre. O próximo passo é a adesão do município convocado. Cada cidade que aderir se compromete a oferecer a estrutura de equipamentos públicos, cenários de atenção à rede e programas de saúde necessários para a autorização da criação dos cursos. Até março do ano que vem, uma comitiva da Seres vai visitar e conferir de perto as estruturas.

Para aderir ao processo, o município pré-selecionado deverá acessar o Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec), preencher o requerimento e enviar os documentos. A última etapa é a habilitação das mantenedoras de instituições de educação superior. Os municípios que não obtiverem resultados satisfatórios durante as visitas da comissão serão excluídos do processo. A divulgação do resultado será feita pela página da Seres no portal do MEC e a homologação do resultado será publicada no Diário Oficial da União, com a lista final dos municípios comtemplados.

VEJA AQUI O EDITAL DO MEC

Confira a lista de municípios pré-selecionados:

Sábado, 09 Dezembro 2017 00:43

MAS - MAIS

Já imaginou andar pelo centro de Iguatu e ser abordado com um poema? É essa a proposta do projeto 'Doce e Poesia' que envolve os discentes do ensino médio da Colégio Cenecista Ruy Barbosa. Dezenas de alunos percorreram as principais ruas da cidade nesta sexta-feira (01) distribuído gentilezas.

A concentração aconteceu na Praça Demóstenes de Carvalho (conhecida Praça da Caixa Econômica Federal), por volta das 8h. Idealizado pelo professor José Roberto Duarte, nem todas as poesias foram compostas por literatos, em prosa ou em verso, que se caracterizam pela linguagem sugestiva, conotativa, metafórica e criativa, o que afasta o interesse da grande parte da população. Os textos poéticos foram escolhidos pelos próprios alunos, conforme o docente. “Desde 2012 desenvolvemos o projeto com apoio da direção e coordenação. A escolha é do aluno. A nossa orientação é que a escolha do texto respeite a sensibilidade. E que os tenha tocado de alguma forma”, explicou.

Sábado, 02 Dezembro 2017 01:06

AFIM X A FIM DE

Sábado, 02 Dezembro 2017 01:01

Engenharia Civil na FASC

A FASC – Faculdade São Francisco do Ceará, instalada no antigo colégio São José, aprovou mais um curso de graduação para o campus Iguatu. A portaria 1.239, publicada no Diário Oficial de ontem, autoriza o funcionamento do curso de Engenharia Civil. Em agosto passado foi aprovado o curso de Filosofia. A instituição aguarda portaria do curso de Arquitetura, também aprovado pelo MEC. A FASC já oferece os cursos de Administração, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, e Construção Civil. Com os novos cursos, o vestibular será realizado no dia 14 de janeiro. Mais informações: (88) 3581-5611.

 

Calendário

« Dezembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…